Frenesi é classificado como um substantivo masculino. A palavra se origina no Latim pherenesia, do Grego phrenetikos que significa “delirante” e que de forma literal significa “o que tem uma inflamação do cérebro, doente da cabeça”.
O significado de Frenesi é entusiasmo delirante, ou seja, é um substantivo que indica que algo está fora do normal, em sentido eufórico.
Frenesi é uma exaltação violenta e arrebatadora, considerada também como uma inquietação do espírito, uma excitação. Nesse caso, uma pessoa em frenesi está entusiasmada, mas que age ou se expressa de maneira sem sentido, caótica.
Na língua francesa e inglesa, frenesi tem como tradução frénésie e frenzy. No francês, o termo significa loucura, excitação descabida, enquanto que no inglês, é furor, excitação, loucura, paixão.
Por exemplo:
“Meu pai estava em constante frenesi. Ele ficou louco após ser demitido sem justa causa da empresa que trabalhou por 20 anos.” (Sentido de delírio furioso, loucura)
“Ao receber a notícia, Maria abraçou sua filha com frenesi.” (Sentido de amor arrebatador, excitação, entusiasmo delirante)
Outro sentido que pode ter frenesi é a atividade sucessiva, que tem agitação ou vivacidade excessiva.
Por exemplo: “Entrei no escritório e encontrei meus colegas trabalhando em frenesi pelo prazo apertado de entrega do projeto.”
Na área da Medicina, frenesi é um delírio sintomático da inflamação do cérebro e das meninges.
Frenesi é o nome de um filme de suspense, lançado em 1972 que teve como diretor Alfred Hitchcock, considerado o mestre do suspense e listado como o filme mais sangrento da carreira de Hitchcock. O filme foi baseado em obra de mesmo nome de Arthur La Bern.
O significado de Frenesi está na categoria Significados