Foste é uma palavra classificada gramaticalmente como uma flexão do verbo “ir” e do verbo “ser” na segunda pessoa do singular, do pretérito perfeito do indicativo.
O significado de foste pode ser aconteceste, existe ou estiveste. É uma flexão que não é muito usada na maior parte do Brasil, mas continua a ser usada por regiões que apresentam características culturais mais tradicionais na maneira de falar.
Para entender foste como uma flexão do verbo “ir”, basta que seja feita a conjugação deste verbo.
Singular:
Plural:
Muitas pessoas ainda se confundem sobre o uso deste termo, algumas não sabem quando colocar foste ou fosse.
Foste é uma flexão do verbo “ir” ou “ser” na segunda pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, como por exemplo: “Tu foste até lá? ”.
Já o termo “Fosse”, é uma flexão da primeira pessoa do singular no subjuntivo do pretérito imperfeito, usado da maneira correta no seguinte exemplo: “Se eu fosse você”.
Podemos ver que se fosse no plural, o verbo seria “fostes”. A conjugação completa dos verbos “ir” ou “ser” na primeira pessoa do singular do subjuntivo do pretérito imperfeito seria: Se eu fosse, se tu fosses, se ele fosse, se nós fôssemos, se vós fosseis, se eles fossem.
Existe um site muito conhecido na internet com o nome “Já foste”. Lá é encontrado a categoria de signos já foste e a categoria de textos já fostes.
A forma escrita fos-te, com hífen, está errada. Foste é uma palavra única e direta.
“Se tu foste outro, eu não teria pena”
“Batava que tu foste o homem certo para ela e ela fugiria sem pensar duas vezes para te encontrar”
“Se tu foste inteligente de verdade, não estaria com tantos problemas”
O significado de Foste está na categoria Significados