Fossa séptica é um substantivo feminino, onde fossa vem do Latim fossa, que significa “sulco na terra, algo cavado”, enquanto que séptica vem da palavra grega septikós, que significa “o que faz apodrecer”.
O significado de Fossa séptica é explicado como um recinto fechado e enterrado que serve para realizar a depuração das águas residuais domésticas.
A fossa séptica é um sistema de tratamento de esgoto sanitário composta por três recintos que são interligados. O processo funciona assim:
Atualmente, algumas estruturas das fossas sépticas utilizam mecanismos que melhoram o combate e a eliminação de microrganismos, como é o caso do cloro, para que a água se torne potável.
A fossa séptica é um sistema de saneamento excelente e necessário, principalmente para o combate de doenças, endemias e verminoses – assim, os dejetos não são lançados diretamente no solo, lagos, rios ou nascentes. As condições de higiene são aperfeiçoadas, em principal para as populações rurais e outros locais que não possuem uma rede de coleta pública de esgoto.
Infelizmente, nem todas as pessoas tem acesso a esse serviço – algumas ainda têm a fossa negra, que simplesmente é um buraco cavado na terra que recebe os dejetos sem passar por qualquer tratamento.
A fossa séptica biodigestor é um sistema de biodigestão anaeróbica, ou seja, sem oxigênio. Esse sistema possui baixo custo e é extremamente vantajoso para comunidades rurais.
A fossa séptica biodigestor atua através de 3 etapas:
O significado de Fossa Séptica está na categoria Significados