Forense é uma palavra derivada de “forum”, da língua latina. Na Roma Antiga, fórum era a praça central das cidades, onde ficavam os prédios administrativos e de justiça. Com o tempo, fórum passou a designar o local onde se julgam as disputas e os crimes em primeira instância.
Forense é um termo relativo ao Direito. Na maioria das vezes, a palavra é imediatamente relacionada a desvendamento de crimes, mas existem inúmeras outras aplicações para a palavra, como por exemplo, “foro privilegiado” – para distinguir entre políticos em exercício do mandato, que não podem ser julgados pela justiça comum – ou “expediente forense” – que estabelece os horários de funcionamento dos tribunais.
Como é mais lembrado para resolução de crimes, usa-se a expressão ciência forense para definir o conjunto de técnicas científicas que desvendam as questões relacionadas aos crimes e atos civis. Na prática forense, o esclarecimento de crimes, com a análise de vestígios deixados na cena onde ocorreu, através de exames laboratoriais e outras técnicas, os peritos das mais diversas áreas conseguem remontar o ocorrido, chegando, na maior parte das vezes, ao criminoso.
A ciência forense reúne áreas como Antropologia, Biologia, Matemática, Química, Computação e outras, ligadas principalmente à Medicina, como, por exemplo, a Psicologia Forense.
O trabalho dos cientistas forenses ganhou grande destaque em inúmeros países depois do lançamento da série americana “CSI: Las Vegas”, que mostra o trabalho desses profissionais, desvendando os mais variados crimes e levando-os à justiça. A série, pelo sucesso conseguido, gerou outras similares, para outras cidades americanas.
A Psicologia Forense está ligada às questões judiciais. Utilizam-se as técnicas da psicologia, que são aplicadas ao contexto da legislação, estudando-se as condições que fazem a ligação entre o Homem e a Lei. No caso de resolução de crimes, a Psicologia Forense tem a função de determinar principalmente a capacidade civil do criminoso, procurando saber se agiu com consciência ou não.
A Medicina Forense, também denominada medicina legal, por sua vez, pode ser dividida em diversas áreas, considerando-se a Psicologia Forense uma delas. Seus objetivos são esclarecer aspectos médicos que sejam relevantes para a resolução de qualquer crime, por exemplo determinando a causa da morte de uma pessoa. Esse é um trabalho realizado pelo Instituto Médico Legal.
O significado de Forense está na categoria Significados