Força é uma palavra classificada na gramática portuguesa como um substantivo feminino que tem sua origem no latim fortia e significa energia, poder e impulso. É a capacidade existente para se realizar ou cumprir alguma coisa.
Pode-se dizer que a força é também a robustez, a intensidade ou a faculdade de deslocar algo ou alguém de um lugar para outro, como por exemplo, empurrar um carro que, ao ser ligado, não consegue sair do lugar sozinho, ou carregar uma caixa muito pesada de um plano para outro com o devido cuidado e segurança.
A força é um termo empregado em diversos campos que tem o intuito de designar que algo é feito a base de certo pressionamento, esforço ou estímulo. No campo psicológico, emocional ou espiritual é a forte energia que se obtém para superar algum tipo de desafio ou problema. Como exemplo, tem-se a seguinte frase: “Momentos difíceis como esse em que se perde alguém muito especial é importante ter muita força e fé para superar, senão a pessoa acaba sucumbindo”.
Por outro lado, há a força muscular, que consiste na capacidade de se exercer o máximo de tensão para um movimento corporal específico. O aumento da força se dá de forma gradual por meio do aumento da massa muscular. Além disso, existem outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da força muscular, a saber: agilidade, resistência, flexibilidade e velocidade.
Forças Armadas ou qualquer um dos seguintes termos: forças militares, força aérea e força de autodefesa nada mais são do que as instituições organizadas que atuam como forças de combate e defesa. No Brasil, são constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica, que atuam respectivamente no mar, no solo e no espaço aéreo e que são incumbidos de zelar pela defesa do país como também garantir os poderes constitucionais.
Força Sindical se refere ao modelo de organização sindical dos trabalhadores brasileiros. Foi fundada em 1991 pelo sindicalista Luiz Antonio Medeiros e é afiliada à Confederação Sindical Internacional (CSI).
A palavra força pode ser utilizada como uma gíria para se referir a um tipo de ajuda como, por exemplo, “Quando eu perdi meu emprego, fiquei sem saber o que fazer, mas você me deu forças para vencer as dificuldades”.
A força é um dos conceitos fundamentais da chamada física newtoniana e que se relaciona com as três leis de Newton que estão presentes na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada pela primeira vez em 1687.
A força é considerada uma grandeza pela qual é possível vencer a inércia de um corpo modificando a sua velocidade. Ela é vista como uma espécie de vetor e possui dois elementos: a direção e a magnitude.
Quando aplicada sobre um corpo fixo, trata-se de uma tensão mecânica que pode deformar a matéria, mas se for sobre algum tipo de fluido poderá ocasionar modificações ao seu volume ou pressão.
Todavia, na natureza existem as forças consideradas fundamentais que são as seguintes: Força nuclear forte e força nuclear fraca que se fazem presentes no núcleo atômico; força eletromagnética e força da gravidade.
O significado de Força está na categoria Significados