Fonema se caracteriza como a menor unidade sonora do sistema fonológico da Língua e utiliza contrastes de significados que ajudam a diferenciar as palavras. Portanto, são essas pequenas unidades sonoras e linguísticas que estabelecem as diferenças de significados entre palavras que possuem praticamente as mesmas letras ou são escritas praticamente da mesma forma.
A fonologia é a área que estuda os fonemas, sendo uma palavra que tem o significado literal de “estudo dos sons”. Ela é formada pelos elementos gregos “fono” (“som”, “voz”) e “log”, “logia” (“estudo”, “conhecimento”)
A principal característica do fonema está no fato de com a troca de apenas um fonema por outro ser possível mudar completamente o sentido de uma palavra. Por isso é importante saber que através da troca voluntária ou involuntária de um fonema em uma palavra pode ocorrer a mudança completa de sentido.
É possível perceber essa diferença de sentido em palavras como manto e canto, cujas primeiras letras dão um sentido completamente diferente para ambas as palavras distinguindo-as através dos fonemas representados pela letra m e pela letra c.
A língua portuguesa apresenta um conjunto constituído por 33 fonemas que são representados por símbolos. Esses símbolos formam o alfabético fonético da língua e todos eles são representados entre barras oblíquas. Podem ser citados como exemplos:
É muito importante saber diferenciar na palavra a letra e o fonema. Isso devido ao fato de que o fonema é o som expressado na pronúncia das palavras, enquanto a letra é a representação gráfica desse som.
Por isso que o alfabeto da língua portuguesa do Brasil possui 26 letras enquanto o alfabético fonético possui 33 fonemas. A transcrição fonológica desses fonemas é realizada através de símbolos que representam sons de diversas letras, sendo que em alguns casos o mesmo símbolo pode representar sons diferentes. Por exemplo:
Os fonemas podem ser classificados em vogais, semivogais e consoantes, sendo que esses três tipos de fonemas ocorrem quanto uma corrente de ar faz ou não vibrar as cordas vocais. Sendo assim, quando ocorre alguma vibração o fonema torna-se sonoro, mas quando não ocorre vibração o fonema torna-se surdo.
Também ocorrem casos em que o fonema é liberado apenas pela boca e chamado de oral; enquanto em outros casos é liberado pelo nariz e chamado de nasal.
A relação existente entre fonemas e grafemas consiste no fato de que os fonemas (unidades mínimas de sons) são representados pelos grafemas. Portanto, o grafema é a palavra escrita, enquanto o fonema é a palavra emitida.
O significado de Fonema está na categoria Significados