Fome aguda é uma expressão. Ambos os termos se originam do Latim com as palavras, respectivamente, famis e acutus.
O significado de Fome aguda é explicado como uma forma de fome momentânea e intensa que se ocasiona pela ausência ou privação de alimentos.
Junto desta, existe a fome crônica – do ponto de vista nutricional, esta é mais insalubre que a fome aguda, pois está presente em situações que há uma carência constante de alimentos suficientes para que o organismo seja mantido em perfeito funcionamento.
A fome crônica, por exemplo, é vista em países da África – abaixo da região do Saara –, no sul da Ásia e em outros locais que sofrem com guerras civis permanentes. Ou seja, as pessoas pertencem a comunidades pobres, sendo que estão desnutridas e que acabam sofrendo com diversas enfermidades por causa da falta de nutrientes.
Por outro lado, a fome aguda se dá por consequência de catástrofes climáticas, como é o caso dos terremotos, inundações, secas prolongadas, entre outras. Dessa forma, a fome aguda atinge populações que estão propensas a sofrer com carências alimentares por meio destes fenômenos naturais, porém também por problemas sociais e econômico – que estimulam a pobreza e a falta de recursos para prover todas as necessidades alimentares.
A fome aguda é caracterizada pela morte – rápida – de uma vasta quantidade de indivíduos.
A fome está associada, pode-se perceber, com a pobreza (fazendo com que o indivíduo sobreviva em condições absurdas e desumanas) e com a desnutrição (doenças que são causadas pela falta de nutrientes – especialmente das proteínas e calorias)
É curioso comentar que a fome aguda, às vezes, é sinônimo de “larica” – palavra utilizada quando acontece a fome repentina em usuários de maconha, pois durante a fase estimulante, a substância presente nesta droga provoca sensação de fome intensa, diminuição da concentração e vários outros efeitos.
O significado de Fome Aguda está na categoria Significados