Foco significa a visão de um objetivo bem definido, nitidez de uma imagem ou o ponto de convergência e o centro. É uma palavra de origem latina focus que significa o mesmo que fogo, fogão ou lume, e que pode ser aplicada em diversas áreas.
Expressões populares como, por exemplo, ter foco indica que algo ou alguém estabelece certos pontos ou parâmetros de um projeto para se alcançar um objetivo definido, e que para isso realiza ou deve realizar tal trabalho com a devida persistência necessária.
De certo modo, esta expressão é uma variação do termo “fora de foco” frequentemente abordada na Física, em especial na Óptica Geométrica, para indicar que certa imagem não se encontra dentro da zona de nitidez de uma lente. Por isso, a expressão é empregada para se referir àquilo que é prioritário ou não.
Na Geometria, o foco é um ponto especial que define como se desenha um conjunto de curvas, como as seções cônicas (círculo, hipérbole, parábola e a elipse) como as ovais (cartesiana e Cassini).
Na Medicina, o foco é o mesmo que o ponto de infecção, de onde se forma o pus presente em determinadas doenças provocadas pela ação de micróbios como, por exemplo, a tuberculose. Por outro lado, no âmbito da saúde, o foco indica a região em que há a presença concentrada da fonte transmissora de determinada doença, como é o caso da Malária, cujo foco é a região amazônica, onde há o mosquito transmissor vetor do gênero Anopheles.
Na Mitologia grega, Foco era o filho de Éaco e de uma mãe nereida. Peleu e Télamo, seus meios-irmãos, planejavam o assassinato de Foco para agradar a mãe Endeis. Para parecer um acidente, escolheram a prova do Pentatlo, onde Peleu jogou uma pedra e atingiu propositalmente Foco. Os meios-irmãos foram exilados.
O significado de Foco está na categoria Significados