FM é uma sigla inglesa.
O significado de FM é Frequency Modulation, que traduzindo-se para o português quer dizer “Modulação em Frequência” ou “Frequência Modulada”.
Esta sigla, juntamente com a AM (Amplitude Modulation, que significa “Modulação em Amplitude” ou “Amplitude Modulada”, está relacionada com os sinais de radiofrequência emitidas pelo transmissor até a residência de diversas pessoas.
A FM age através da transmissão de ondas, isto é, varia-se a frequência das ondas de rádio – ao contrário da AM (onde a amplitude é modulada).
Entende-se, portanto, que a FM possui uma melhor qualidade de som, pois tem seus picos positivos alcançando frequências mais elevadas, enquanto alguns picos negativos possuem frequências mais baixas.
Esta característica da FM faz com que ocorram menos interferências, tais como os “ruídos” eletromagnéticos.
No entanto, sua desvantagem é em relação ao alcance do rádio que trabalha com FM. A média de alcance é de 100 quilômetros de raio – a propagação da AM atinge longas distâncias, graças à refletividade das ondas eletromagnéticas.
As rádios FM também são possuidoras do Radio Data System (RDS), que é conceituado como um método de transmissão de dados digitais sobre a emissora sintonizada. O RDS é muito comum na Europa, permitindo ter acesso a várias informações, tais como o nome e tipo de programação da rádio.
É interessante notar que mesmo em pleno século XXI, o rádio ainda está à frente da televisão, pois esta última ainda não alcança toda a população. E claro: o rádio é uma tecnologia mais barata e que possui versatilidade – maior que todas as novas tecnologias existentes.
O significado de FM está na categoria Significados