Chamamos de fluxo de caixa as entradas e saídas de recursos financeiros ou dinheiro, em um determinado período de tempo em uma empresa. Ou seja, fluxo de caixa é uma ferramenta empresarial que serve para controlar a movimentação financeira de uma organização.
O fluxo de caixa é a acumulação de ativos líquidos em um determinado período e, portanto, é um importante indicador da liquidez de uma empresa. O fluxo de caixa é analisado por meio da demonstração do fluxo de caixa.
O objetivo da demonstração dos fluxos de caixa é fornecer informações relevantes sobre os recebimentos e pagamentos de uma empresa durante um período de tempo.
As informações contidas no fluxo de caixa, ajudam os investidores, gestores, credores e outros a: avaliar a capacidade de uma empresa de gerar fluxos de caixa positivos; a avaliar a capacidade para cumprir as suas obrigações e entregar proventos em dinheiro; facilitar a identificação das necessidades de financiamento; identificar os itens que explicam a diferença entre o valor contábil líquido e o fluxo de caixa relacionado a atividades operacionais; e facilitar a medição e gestão do controle orçamental eficazmente.
O fluxo de caixa é fundamental para a gestão de uma empresa pois permite identificar de forma precisa quais serão os valores que deverão ser pagos para cumprir com as obrigações, quais os valores serão recebidos e no fim das contas saber qual será a diferença entre aquilo que será recebido e aquilo que será pago, ou seja, qual será o saldo.
Quando o saldo é negativo, significa que a empresa tem gasto mais do que aquilo que recebe, se por outro lado o saldo é positivo, a empresa está conseguindo cumprir com suas obrigações financeiras e tem sobrado dinheiro, para investimentos, capital ou lucro.
O fluxo de caixa costuma ser organizado em planilhas, e é muito comum que o programa Microsoft Office Excel seja usado para tanto.
Fluxo de Caixa Descontado
Em Finanças, o método de fluxo de caixa descontado é usado para avaliar um projeto ou uma empresa inteira. Métodos de fluxo de caixa descontado determinam o valor atual dos fluxos de caixa futuros descontando desses uma taxa que reflete o custo de capital. Isto é necessário porque os fluxos de caixa em diferentes períodos não podem ser comparados diretamente, porque ter um montante de dinheiro agora não é o mesmo que tê-lo no futuro.
Fluxo de Caixa Livre
A liquidez gerada pela empresa é chamada de fluxo de caixa livre. O fluxo de caixa livre é o fluxo de caixa gerado pelo ativo operativo da empresa, que está disponível para os acionistas e credores.
O significado de Fluxo de caixa está na categoria Significados