Flor de Maracujá - Para os indígenas brasileiros, antes da Descobrimento, maracujá tinha o nome de “mara cuya”, ou seja, “alimento na cuia”, por causa do formato de seu fruto. O Brasil, atualmente, é o maior produtor do suco de maracujá, ficando à frente dos Estados Unidos e do Caribe.
Significado de Flor de Maracujá
Na época do Descobrimento, quando os jesuítas chegaram ao Brasil, ficaram deslumbrados com a flor do maracujá, associando-a a coroa de espinhos de Cristo. Por isso, hoje, ela também tem o significado de Paixão de Cristo, ou Flor da Paixão, ou ainda Coração Ferido. Dai deriva o nome da fruta em inglês: passion fruit.
A associação de ideias dos jesuítas levou-os a conectarem os três estigmas aos cravos que prenderam Cristo na cruz (nas mãos e nos pés); as anteras, em número de cinco, correspondiam às cinco chagas que Cristo carregou na cruz; os açoites usados para martirizar Cristo eram as gavinhas e, finalmente, o formato todo da flor lembrava a imagem da coroa de espinhos, quando foi “proclamado” Rei dos Judeus.
A tonalidade roxa da flor de maracujá, para essa associação de ideias dos jesuítas, tem o simbolismo do sangue de Cristo vertido pelos pecadores (lembrando que o roxo é a cor utilizada nos paramentos dos rituais católicos da Semana Santa).
Para completar, associou-se o fruto do maracujá ao formato do mundo, significando que Cristo veio ao mundo e deu sua vida para salvar os pecadores.
O Tratado Descritivo do Brasil, escrito em 1587, é o primeiro documento que faz referência ao fruto e à flor de maracujá. Sua descrição foi feita por Nic Monardis, em 1569., que a denominou Passiflora incarnata L., com o nome de Granadilla. O nome “passi” significa “paixão” e “floris” é “flor” em latim. Seu nome científico é Passiflora edulis, da família passifloraceae. Edulis simplesmente significa fruto comestível.
Há pesquisadores que dizem existir entre 300 e 580 espécies de maracujá no mundo, embora no Brasil estejam catalogadas 150 delas. Uma das mais apreciadas é o maracujá da caatinga, ou maracujá de boi ou ainda maracujá-mochila. É uma fruta do semiárido nordestino, tem um sabor característico muito apreciado.
Por ser uma planta do semiárido, é muito resistente à seca, podendo ser encontrada em solos arenosos que, aliás, é o tipo de solo apreciado por todas as espécies de maracujá.
Pela beleza de suas flores, ela foi enviada como presente ao Papa Paulo V, que governou a Igreja de 1605 a 1621, que se encantou com ela, mandando que fosse cultivada com muito carinho em Roma, divulgando que representava uma revelação divina, manifestando o desejo de Cristo para a divulgação do Evangelho no Novo Mundo.
Conhecido em inglês como “passion fruit”, em francês como “fruit de la passion” e em espanhol como “fruta de la pasión”, o nome que os jesuítas lhe deram foi o que pegou para o maracujá, restando só aos brasileiros a lembrança do “mara cuya”.
Admirada por todos que a vêem, a flor de maracujá também é motivo para pinturas e crochê, sendo que o artesanato nordestino espalhou por todo o Brasil as criações belíssimas de tapetes cobertos com as tonalidades roxas da flor.
Flor do Maracujá – Feira de Santana
Por ser tão sugestivo, o nome flor de maracujá se transformou em restaurante self-service, em Feira de Santana, na Bahia, com pratos típicos regionais, além de outros conhecidos e apreciados internacionalmente.
Flor de Maracujá – Música
A inspiração da flor de maracujá fez com que João Donato e Lysias Enio compusessem a música “Flor de Maracujá”, que João Donato também gravou, mas que se tornou sucesso na interpretação de Gal Costa, lançada no álbum “Cantar”, de 1974.
O significado de Flor de Maracujá está na categoria Significados