Flexibilidade é um substantivo feminino que diz respeito àquilo que é maleável; que se dobra com facilidade. Também pode se referir a algo ou alguma coisa que se move com agilidade. É a característica de se elevar ou mesmo se submeter à vontade alheia e à facilidade (suscetibilidade) de se adaptar às mudanças conforme as circunstâncias.
Flexibilidade muscular ou corporal é a capacidade em que os tecidos do corpo conseguem se esticar sem sofrer lesões ou danos com a movimentação de uma ou várias articulações. As definições sobre flexibilidade ainda não foram tomadas em consenso, e por isso podem diferir para cada área de estudo.
Existem alguns fatores que podem afetar diretamente a flexibilidade de um corpo, a saber: a estrutura articular (Forma e direção dos ossos), massa muscular, a idade (a musculatura sofre alterações com o passar do tempo), sexo (as mulheres possuem maior capacidade de alongamento e elasticidade da musculatura) e a temperatura (com boas condições de aquecimento ela pode ser aumentada).
Alguns dos principais benefícios da flexibilidade são os seguintes: prevenção a lesões, precaução ao desequilíbrio muscular e otimização das capacidades motoras.
São sinônimos da palavra flexibilidade: agilidade, versatilidade, elasticidade, maleabilidade, plasticidade, destreza, docilidade e ligeireza.
O conceito de flexibilidade no trabalho surgiu no século XXI através do emprego de novas tecnologias e serviços oferecidos que propiciaram uma nova visão sobre o sistema organizacional.
Com a internet, é cada vez mais possível se trabalhar em qualquer lugar e com horários adaptáveis. Os especialistas no assunto dizem que a nova visão sobre o trabalho exige formas alternativas por parte das empresas para reter os grandes talentos. A flexibilidade no trabalho também envolve o tipo de roupa a ser vestida e a disponibilidade de ambientes de lazer na corporação que podem ser utilizadas pelos funcionários.
Para as empresas, a adoção da flexibilidade no trabalho é necessária para desenvolver a criatividade, melhorar o ambiente corporativo e aumentar a qualidade do trabalho. Por outro lado, os funcionários buscam por maior flexibilidade nas empresas devido aos seguintes motivos:
Poder ajudar a família nas mais diferentes responsabilidades;
Aumentar o tempo de relaxamento para aproveitar melhor a vida;
Diminuir o tempo de deslocamento de sua casa até o local do trabalho;
Diminuir as distrações no trabalho;
Organizar o dia de trabalho com os horários de maior produtividade;
Organizar o dia de trabalho de acordo com os horários diferentes de outros colegas.
A flexibilidade cognitiva é um conceito estudado pela Psicologia e que diz respeito à capacidade humana de conseguir interpretar várias informações ou situações a partir de diferentes perspectivas ou pontos de vista.
É uma forma de se produzir mudanças, ao passo que se utiliza os pensamentos, a percepção e a memória para elaborar a melhor resposta que consiga se adaptar as diferentes situações.
O significado de Flexibilidade está na categoria Significados