Filantropia significa atitude de ajudar o próximo, humanitarismo, doação de dinheiro, bens, ou outros itens com a intenção de beneficiar àqueles que são mais necessitados.
Em português, a palavra filantropia é classificada como substantivo feminino, no plural, filantropias, e tem como sinônimos as palavras caridade e humanitarismo. Porém, a origem do termo é grega, mais precisamente da palavra Philanthropia.
Este termo possui vários significados, tanto no âmbito popular, quanto no teológico. Popularmente, é usado para nomear atitudes praticadas por alguém em benefício de outro, como dar esmolas, fazer um favor, conceder um benefício, ter bondade e compaixão.
Amor a Deus e ao próximo é o que significa caridade no âmbito teológico, que, aliás, é uma de suas bases. A palavra caridade também é sinônimo de ajudar.
A filantropia é um ato que pode acontecer de várias formas. Através de doações, de ONGs, de forma direta ou indireta, oferecendo ajuda pessoal em outros países ou comunidades, etc.
As pessoas tem associado o termo às responsabilidades sociais que as empresas têm em relação à sociedade, no entanto, a filantropia significado original não se refere a esta questão, e sim, a ações praticadas por alguém em benefício de outrem, alcançando lugares onde os recursos disponibilizados pelo governo e até por estas empresas não conseguem chegar.
Os maiores detentores da filantropia em seu verdadeiro significado são as igrejas hospitais, escolas, ONGs e as pessoas em si.
A palavra filantropia também possui como sinônimo ajudar.
No dicionário da língua portuguesa, a palavra filantrópico tem como definição: “ Que se refere à filantropia, à caridade”.
Em termos gerais, filantrópico não possui apenas significado relacionado à caridade e ao ato de ajudar o próximo, mas também a um partido político que foi criado no estado do Pará logo após a renúncia de D. Pedro I e aos seus afiliados.
O significado de Filantropia está na categoria Significados