Fibra óptica é uma palavra usada para classificar uma tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade.
Muitas pessoas ainda confundem a forma escrita e falada da fibra óptica. Alguns argumentam que o correto é fibra ótica sem “P” mudo e outras argumentam que é forma correta é fibra óptica com “P” mudo antes do “T”.
O que acontece na verdade é que as duas formas estão corretas, pois segundo o novo acordo da língua portuguesa, o “p” mudo, que não tem sua pronúncia feita em uma palavra, deve sofrer uma supressão na sua forma escrita.
A fibra óptica é muito conhecida atualmente por usuários de internet, que para ter uma conexão melhor e mais rápida, optam por comprar planos que oferecem a transmissão de dados feitas por fibra óptica.
A tecnologia da fibra óptica consiste em cabos que são confeccionados em materiais transparentes e que causam reflexão. Outra vantagem é que eles podem apresentar um volume menor do que um fio de cabelo humano.
O que acontece com os cabos de fibra óptica é que como são transparentes reflexivos, a luz que entra é refletida e começa a viajar na velocidade maior do que a tradicional transmissão de energia feita pelos fios de cobre que todos sempre usaram.
Com tanta vantagem, os principais usuários deste tipo de tecnologia são as grandes companhias de telecomunicações, pois além da velocidade, a segurança em transportar dados é muito maior do que no sistema tradicional.
Após seu implemento há alguns anos, a tecnologia se mostrou essencial e insubstituível, pois ela é de fato muito importante para que as novas tecnologias digitais se expandam. Assim, as comunicações tanto de perto quanto de longas distâncias podem ser constantes e sem nenhum tipo de interrupção devido à velocidade em que são trocados os dados nessa transmissão.
Essas qualidades que já foram mencionadas sobre a fibra ótica irão ajudar e muito nos tipos de comunicações que usam voz e vídeo, pois estas são as que mais precisam de uma de uma velocidade de transmissão maior.
O núcleo ou o interior da célula principal das fibras ópticas são feitos em material transparente, isso é proposital para que elas formem um tipo de espelho que irá fazer com que a luz que penetra o cabo seja refletida imediatamente, que por sua vez irá fazer a transmissão de dados através dessa luz rápida, podendo assim levar os dados de forma rápida também.
Para se ter uma ideia, este núcleo, na maioria das vezes é feito por uma composição que apresenta um tipo de vidro que é totalmente puro, na qual demonstra as perfeitas condições para que a luz seja refletida ao máximo.
Com a reflexão, os dados são transmitidos de uma forma muito mais rápida, pois a luz emite feixe na primeira ponta do cabo que, por sua vez, corre por todo o cabo até alcançar a outra ponta em uma velocidade acima do normal.
Embora o núcleo dos cabos seja feito com vidro supersensível e puro, nem todos apresentam essa mesma composição. Outros tipos de cabos de fibra óptica apresentam uma composição diferente, como o próprio plástico.
O problema com os cabos de fibra óptica que são feitos de plástico, é que mesmo sendo reflexivos, eles não apresentam uma pureza tão grande quanto o encontrado nos vidros usados, mas conecta as transmissões e fibras ópticas mais fortes.
Sem essa pureza do vidro, a transmissão fica um pouco mais prejudicada, sem falar de outro ponto negativo, que é o alcance menor para este tipo de cabo de fibra óptica.
Agora, para a tarefa de transmitir sinais elétricos, temos no cabo de fibra ótica a luz emitida, na qual é feita a partir de uma fonte de luz de um laser ou de luz de um LED.
Essa luz transmitida pelo laser ou pelo LED sofre uma conversão para que se tornem pulsos de luz. Quem faz esse tipo de tarefa são aparelhos desenvolvidos pelas empresas deste ramo, que têm esse trabalho bem definido em computadores com sistemas especiais.
A partir daí, estes expulsos de luz que foram emitidos pelo laser ou pelo LED fazem a comunicação com os aparelhos através dos cabos de fibras ópticas, apresentando valores binários que são conhecidos como os bits.
Esses bits transmitidos correspondem aos dados que estão sendo trocados entre um aparelho e outro.
Como falamos anteriormente, as vantagens adquiridas de se ter um serviço de fibra óptica para fazer essa transmissão de dados podem chegar a ser inúmeras.
Velocidade, a facilidade, a comodidade e a durabilidade são algumas das vantagens adquiridas pela fibra óptica. Os pontos negativos são os valores, pois não são os materiais usados na produção da fibra óptica que são caros, pois são até mais abundantes que o tradicional, mas a forma de produzir a fibra óptica é que é muito cara.
Quando falamos do cabo multimodo, falamos a forma mais comum que é usada na fibra óptica. Esta forma é bastante usada em locais de distância mais curtas devido ao baixo custo e facilidade na hora da instalação.
Já quando falamos no cabo monomodo, deixa-se claro que esta é a forma mais recomendada para transmissão de dados em fibras ópticas, principalmente para grandes distâncias, pois ele percorre maiores localidades e tem um desempenho maior, além de sofrer menos interferência.
Isso acontece com os cabos monomodo por que os materiais usados em sua construção refletem a luz mais eficientemente. O ponto negativo dessa maneira é que o sinal de luz emitido tem uma limitação, funcionando a um pulso de luz por vez e não vários ao mesmo tempo.
O significado de Fibra óptica está na categoria Significados