Significado de Fetiche


O que é Fetiche



Fetiche é um termo que vem do francês “fétiche” (em português “feitiço”) e provém do latim “facticius” (fictício, artificial). Trata-se geralmente de um objeto a que são atribuídos poderes sobrenaturais e mágicos ou mesmo qualquer objeto, parte do corpo ou comportamento que desperte excitação sexual.

Considerado um objeto enfeitiçado, o termo era usado para referir-se às figuras e outros objetos que os negros usavam em seus cultos religiosos, que representavam amuletos ou ídolo ou ídolos a quem atribuíam poderes mágicos. O conceito de fetiche também pode ser atribuído a imagens, a exemplo dos deuses antigos que eram adorados pela população.

Em psicologia, fetiche tem conotação sexual, simbolizando a penetração ou criando a excitação simplesmente por sua presença. O fetiche por pés, chamado podolatria, é muito comum em quase todos os países ocidentais e, quando se trata de sexo, também podemos considerar os objetos que são usados no sadomasoquismo como fetiches.

O fetiche também pode ser atribuído a uma pessoa, um ídolo, que se torna necessário à vida de alguém, criando um encantamento necessário para essa pessoa e tornando-se elemento vital para ela.

Fetichismo da mercadoria

Objetos comuns, mercadorias que se tornam o “sonho de consumo” das pessoas, também podem ser considerados fetiches, segundo a teoria de Karl Marx. De acordo com essa teoria, um objeto torna-se uma ilusão criada pelo indivíduo para manter um nível social compatível com sua idealização.

O sociólogo Bruno Latour, ao analisar os fetiches, também cria o conceito de que as descobertas científicas sejam também uma invenção, considerando que os fatos são ficções e as ficções são fatos, fazendo do simbolismo (fetiche) um elemento constituinte da realidade.

O significado de Fetiche está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Fetiche |