Significado de Fé


O que é Fé



 é uma palavra que faz parte do nosso dia-a-dia e está presente, inclusive, em diversas expressões populares, todo mundo sabe; a expressão até mesmo se estende ao contexto legislativo.

As principais expressões com a palavra fé, e seus significados, são: “Fazer fé": crer em alguém; “dar fé": testemunhar como verdade; “boa fé”: proceder com credibilidade e honestidade, honrar um acordo; “má fé": atuar intencionalmente para lesar alguém; palavras e significados que, de tanto que são utilizados, estão batidos. Mesmo assim, mesmo com toda a constância que no cotidiano se escuta e se profere a palavra “fé”, o seu real significado, positivamente, escapa.

“Fé” é uma esperança, uma convicção total e completa em alguma coisa ou alguém, mesmo que não exista comprovação, evidência, sinal ou fato. Liricamente, a fé é inimiga da dúvida, e companheira da firmeza, da força e da segurança.

Em determinados momentos da vida, como tribulações emocionais – tristezas, traições, desilusões amorosas – ou físicas, como – doenças passageiras ou incuráveis, agir com fé é ter expectativa de que alguma coisa irá se transformar para melhor; é ficar esperando algo que institivamente se sabe que irá acontecer, assim como alguém que bate na porta espera, com confiança, que ela irá abrir.

Significado de Fé 

No idioma hebraico, um dos registros mais antigos da palavra fé, "emuná", aconteceu no livro de Habacuque, volume sagrado da fé judaica, também presente no Velho Testamento da Bíblia Sagrada cristã. Os principais significados da palavra "emuná" são: fidelidade, confiança e lealdade.

No Grego, fé é "pistia" e quer dizer “acreditar”; no Latim o termo "fides", aponta para uma postura e uma posição de “fidelidade”.

Fé religiosa 

No âmbito religioso, a fé é um dom daqueles que cumprem genuinamente os conceitos apregoados por sua religião ou crença. Ter fé também se aproxima de possuir uma religião ou um culto. Exemplo disso é a já conhecida expressão “fé cristã”, “fé islâmica” ou “fé judaica”.

Fé cristã 

fé cristã envolve a atitude de crer na Bíblia como livro sagrado, regra de fé e Palavra de Deus, como em todas as palavras proferidas por Jesus Cristo, o messias enviado por Deus.

Na Bíblia, há incontáveis menções à conduta do cristão que caminha com fé. Um dos versículos clássicos sobre a temática está no livro de Hebreus 11:1 “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem".

A fé bíblica não representa o otimismo secular, baseado em pensamentos positivos como, por exemplo, a máxima "dias melhores virão". A fé cristã está baseada nas promessas de Deus registradas na Bíblia Sagrada, que os cristãos recebem com convicção por conta da promessa, como um direito legal que um herdeiro reivindica no cartório.

Três tipos de fé 

Ainda de acordo com a “fé cristã” existem quatro tipos de fé, sendo o primeiro tipo – a fé natural.

Nessa lógica, todo o ser humano carrega esse tipo de fé desde o seu nascimento, até morte. Esta seria a fé de quem joga na loteria, por exemplo, ou investe em um novo amor. Até a fé na existência de Deus se enquadraria nessa categoria, e também da fé do próprio ateu (ou seja, a convicção), de que Deus não existe.

O segundo tipo de fé, no entendimento cristão, seria a “fé para salvação”. Esta é a convicção de que Jesus Cristo é o messias, e ela implica em aceita-lo e participar das doutrinas e dos ensinamentos da fé cristã.

O terceiro tipo é a “fé sobrenatural”, que no ideário cristão é formada pelo próprio Deus no coração dos fiéis. A fé em Deus seria capaz de promover os milagres na vida dos que creem, como por exemplo, a cura divina.

O significado de Fé está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Fé |