Significado de Favela


O que é Favela



Favela é um substantivo feminino. O termo vem do Latim faba, que significa “legume”.

O que é Favela:

O significado de Favela denota as habitações populares construídas de forma precária e sem infraestrutura, além de sua informalidade. São aquelas habitações que não possuem aspectos necessários para garantir a saúde e o bem-estar de quem ali mora, como, por exemplo, uma rede de esgoto, de coleta de lixo, de transporte coletivo, de abastecimento de água ou energia, entre outros.

Popularmente no Brasil, a favela é sinônimo de marginalização, exclusão social e desassistência, localizando-se em áreas irregulares e tornando-se um bairro após o crescimento desordenado de moradias. Pode-se encontrar as favelas em encostas de morros e até mesmo em margens de córregos ou rios.

Normalmente, as favelas são construídas em madeira ou alvenaria – estas últimas podem até conter um pouco de conforto, mas apesar disso, não houve planejamento ou qualquer supervisão de órgãos competentes e, por isso, esses locais se tornam densamente povoados, com casas sem espaçamento, divididos por pequenas vielas.

Infelizmente, as favelas são um retrato de condições difíceis, em especial pela falta de atenção das autoridades e da sociedade civil. É um reflexo na ineficácia e da pouca vontade do poder público.

Algumas favelas pelo mundo podem ser destacadas:

  • Em Kibera, no Quênia – com cerca de 1 milhão de habitantes, sendo um quinto da população de Nairóbi (a capital do Quênia),
  • Em Neza, na cidade do México – com aproximadamente 4 milhões de habitantes,
  • Em Maharashtra, na Índia – acredita-se que alcança uma população de 19 milhões de habitantes.

No Brasil, destaca-se a favela da Rocinha, localizada no morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro. É a maior do país, com estimativas de mais de 70 mil habitantes. Esta favela é muito famosa, pois é um dos bairros mais conhecidos, chamando a atenção de turistas – a única preocupação constante é o tráfico de drogas que acontece neste local.

A partir do ano de 1980, as favelas tiveram avanços em termos de urbanização, embora ainda precisa-se melhorar muito, o que caracterizou pelo apelido de “comunidade”, tentando deixar de lado a conotação negativa do uso da palavra favela.

O termo favela pode ser encontrado em outros países, como é o caso de Portugal – lá, favela é “bairro de lata”. Outro exemplo é em Moçambique, onde favela é “caniço”. Já como um aglomerado de construções, encontra-se a palavra barriadas, no Peru, além de callampas, no Chile.

Origem das favelas

A origem do termo favela, na acepção de designar o conjunto de casas de construção sem planejamento, de maneira improvisada e sem infraestrutura, é vista na língua portuguesa desde – pelo menos – 1909.

Aconteceu na Guerra de Canudos, que durou do ano de 1893 a 1897, na Bahia. Após esse episódio, muitos militares que retornaram da guerra tiveram a permissão de se instalarem em acomodações precárias, sendo que um local de grande destaque é o Morro da Providência, no Rio de Janeiro. O nome favela veio por conta da grande quantidade de plantas que, do mesmo nome, habitavam o local.

Em 1897, portanto, os soldados construíram barracos que não possuíam qualquer importância imobiliária, como é o caso deste morro, que foi apelidado de Morro da Favela. Ali, permaneceu-se, já que a situação econômica era péssima.

Foi somente na década de 20 do século XX que o nome favela passou a se relacionar com todo o tipo de moradia que era demasiadamente simples e pobre.

O significado de Favela está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Favela |