Fator Rh significa a classificação de um importante antígeno presente no sangue de alguns indivíduos.
Fator Rh é uma abreviatura para o nome do macaco rhesus, que foi usado nos estudos dos cientistas Landsteiner e Winer e que os levou a primeira identificação da presença do antígeno no sangue de algumas pessoas.
Estes estudos com o macaco rhesus, que foram realizados em 1940, também revelaram o nível de produção de anticorpos que foram batizados de “anti rh”
Quando uma pessoa é classificada como Rh+ (Rh positivo) quando possui no seu sangue esse antígeno. Caso o indivíduo não possua o antígeno, estes são classificados de Rh- (Rh negativo).
É feita uma mistura de uma gora do sangue da pessoa e uma solução com anticorpos Rh para que seja determinado se uma pessoa tem o Fator Rh positivo ou negativo.
Nesse caso, se as hemácias se aglutinarem (se juntarem de forma a homogênea), isso que dizer que a pessoa tem o Fator Rh+, mas se isso não acontecer, se diz que essa pessoa possui o Fator Rh-.
Importância do grupo sanguíneos em transfusões de sangue:
É imprescindível identificar o grupo sanguíneo para que se possa saber qual tipo de transfusão de sangue será necessária.
Para a identificação do grupo sanguíneo é usado o sistema ABO. O sistema ABO classifica os tipos sanguíneos humanos em quatro grupos: A,B, AB e O.
Estes grupos possuem nas hemácias dois tipos de antígenos(aglutinogênios) que são os A e B. E no plasma existem até dois anticorpos(aglutininas), chamadas de Anti-A e Anti-B.
Cada indivíduo só pode receber um tipo de sangue numa transfusão e isso também acontece referente à doação de sangue. Qualquer erro numa transfusão de sangue pode resultar em complicações para o paciente ou até levá-lo a morte.
A identificação da tipagem sanguínea e fator Rh é muito importante.
As pessoas que possuem os tipos O-, são considerados “doadores universais” pois podem doar sangue para qualquer outra pessoa com qualquer outro tipo de sangue, mas só podem receber o mesmo tipo sanguíneo.
Os possuidores do AB+ são chamados “receptores universais”, ou seja, podem receber qualquer tipo de sangue.
A identificação da tipagem sanguínea e fator rh é importante também quando se trata de gravidez.
Pois o diagnóstico rápido e eficiente, pode prevenir que o recém nascido adquira doenças, como por exemplo a “Eritroblasrose fetal” também conhecida como “Doença de Rhesus”
Existe influência do fator Rh também na gestação em casos de mulheres que engravidam de um homem que possui Rh+ que pode transferir essa característica ao bebê que nascerá Rh+.
Quando e se houver uma segunda gestação, o sangue do filho Rh+ se mistura com o da sua mãe e isso pode gerar incompatibilidade sanguínea entre eles, o que fará com que o bebê adquira doenças como icterícia, ou a morte por anemia ou insuficiência cardíaca.
O significado de Fator Rh está na categoria Significados