Fática é um adjetivo da gramática portuguesa, cuja origem etimológica reporta-se ao grego fátis, o qual se refere a discurso, oráculo ou mesmo voz do céu. No campo da linguagem, fática é uma função que permite estabelecer a comunicação entre os interlocutores, ao passo que se pode testar o canal de comunicação.
Na gramática, a função fática ocupa-se em estabelecer uma espécie de relação ou contrato com o emissor da mensagem, do mesmo modo que este tem a preocupação e procura saber se é devidamente compreendido pelo seu receptor.
Em outras palavras, a função fática é uma das mais presentes e, portanto, importantes na interação entre dois sujeitos, tendo em vista que ela é empregada no início, no meio (ou estabelecimento da comunicação) e no fim (ou interrupções). A função fática é encontrada em vários exemplos de textos, como os publicitários e em narrativos onde há a presença do diálogo.
Situação fática é o termo empregado frequentemente no campo jurídico para se referir a algo que possa ser considerado real ou uma situação de fato. Por exemplo, se um indivíduo enfrenta uma questão judicial em que algum imóvel poderá ser penhorado, a situação fática do mesmo deverá ser levada em consideração, ou seja, precisa verificar se ele não é o único bem imóvel da família, entre outras coisas.
As funções da linguagem são importantes elementos de comunicação, as quais foram estruturadas pelo linguista russo Roman Jakobson (1896 – 1982) conforme os seus componentes, a saber:
Deste modo, a função fática é um dos seis elementos pelos quais um falante pode fazer uso para se comunicar satisfatoriamente com o seu receptor. As demais funções são as seguintes:
Emprega-se a função fática nos exemplos de frases seguintes:
“Olá, tudo bem com você?”;
“Alô, consegue me ouvir?”;
“Então, você está me entendendo?”;
“Assim que você chegar ao consultório... Ei, o que houve? Preciso que preste muita atenção no que estou te falando, tá”?
O significado de Fática está na categoria Significados