Fascista é um termo originário do latim “fasces”, que era um feixe de varas amaradas em torno de um machado. Tratava-se de um símbolo de poder atribuído aos magistrados da antiga República Romana, que podia flagelar e decapitar cidadãos que infringiam a lei. Os “fasces” eram carregados pelos “lictores”, e eram usados para castigo corporal ou pena de morte, a mando dos juízes. Mussolini, na Itália do período logo após a I Guerra Mundial, adotou esse símbolo para seu partido, o Partido Nazionale Fascista.
Fascista tornou-se um adjetivo de ampla divulgação, descrevendo uma pessoa que tem ideias fascistas, ou que pertence ao fascismo.
O fascista é um indivíduo que defende medidas extremistas e autoritárias para manter o poder, mesmo que isso prejudique a vida econômica de um país, como aconteceu na Itália após a derrota na II Guerra Mundial, quando Mussolini se uniu a Hitler na tentativa de conquistar a Europa. Ambos os países faziam parte o Eixo, juntamente com o Japão.
Nos tempos atuais, a palavra fascista é usada no sentido pejorativo, designando uma pessoa que quer mandar sem ter razões ou conhecimentos para o comando. O sentido figurado pode ser aplicado a qualquer pessoa que não tem preocupação nenhuma com a liberdade alheia.
Muitos têm dúvidas com relação à escrita, se fascista ou facista. A forma correta é fascista para a escrita da palavra, e não facista, como algumas pessoas costumam escrever. O termo, como vem do latim, deve respeitar as características de sua origem.
O significado de Fascista está na categoria Significados