Faniquito é um substantivo masculino que significa um ataque de nervos sem gravidade, passageiro e que não é causado por uma razão importante. O substantivo faniquito é utilizado no português informal. Ele é formado pela palavra fanico (que tem entre seus significados desmaio e chilique) acrescida do sufixo “ito” que significa “pequeno”; daí o significado de faniquito: pequeno fanico.
Entre seus significados, faniquito pode ser sinônimo de birra, sobretudo quando usado para referir-se a crianças, como na frase: “A mãe se recusou a comprar aquelas pastilhas de menta e o menino deu aquele faniquito dentro da loja, começou a berrar e até se jogou no chão!”
Vejamos outras frases que exemplificam os significados de faniquito:
Siricutico e Faniquito no Mosquito é o nome de um livro de literatura infantil, escrito por Jonas Ribeito e ilustrado por André Neves. A Faniquito e Siricutico no Mosquito história fala sobre a transformação vivida pelo mosquito Frederico, que era mal educado e tinha constantes faniquitos. Após conhecer o poder e os significados da boa educação, do respeito e da gentileza, expressando-os em palavras, Frederico compreende que agir de acordo com esses princípios é muito melhor do que viver apresentando faniquitos e siricuticos.
A palavra faniquito aparece no título de uma canção da cantora brasileira Inês Brasil, “Faniquito Aceso”. Na letra da música, o substantivo faniquito tem como significados, frenesi, alegria contagiante e sensualidade.
Possuem significados semelhantes aos de faniquito: vertigem, desmaio, birra, fricote e chilique.
O significado de Faniquito está na categoria Significados