Falsidade é uma palavra usada para caracterizar aquilo que é falso ou que é contrário a verdade.
A falsidade é um ato praticado por pessoas que não são verdadeiras, que usando de mentiras para mascarar uma falsa personalidade, podem tomar proveito de uma situação para praticar o mal contra alguém.
O significado de falsidade pode ser claramente percebido na relação que existe entre este ato e a hipocrisia, a mentira, a adulteração e a fraude, isto é, a tudo que será o significado contrário da verdade.
Gramaticalmente a palavra falsidade é classificada como um substantivo feminino. A falsidade é comumente associada com atitudes humanas negativas, como as já citadas e outras mais, por exemplo, à deslealdade, à calunia e à enganação. Pessoas que sempre estão envolvidas em problemas e crimes têm facilidade de usar destas atitudes para realizar seus golpes.
No campo cientifico, tanto a veracidade quanto a falsidade são usadas para comprovar teorias e estudos no intuito de adquirir conhecimento.
A veracidade entra como uma forma de se provar um fato como verdadeiro, sendo assim, a veracidade será o contrário de falsidade.
A falsidade está também ligada ao ato de esconder, pois uma pessoa falsa irá enganar e esconder algo importante para que a verdade não apareça. A pessoa falsa é também uma pessoa dissimulada por natureza.
Quando estamos falando da falsidade na área jurídica, sempre falamos de falsidade ideológica, que é exatamente uma forma de crime ocasionado devido a omissão de declarações com informações ou dados que devem obrigatoriamente estar em documentos apurados, além de também colocar nestes documentos ou dados, informações falsas ou também diferentes das informações originais. As pessoas que cometem esse tipo de crime fazem isso para esconder juridicamente algum fato relevante que leve a comprovação de que ele é um criminoso, além de enganar ou tentar esconder provas.
O significado de Falsidade está na categoria Significados