Factoring é um substantivo masculino da língua inglesa.
O significado de Factoring é, traduzindo-se ao português, fomento mercantil ou fomento comercial. Utilizada no mundo inteiro, esta palavra descreve um exercício comercial, misto e atípico, que presta serviços por meio de compras de ativos financeiros, ou seja, fornece-se recursos (créditos comerciais, tais como duplicatas, entre outros) para pequenas e médias empresas.
As operações de Factoring tiveram seu início ainda nos séculos XIV e XV, na Europa. Naquela época, havia um agente mercantil que vendia mercadorias para terceiros contra o pagamento de uma comissão.
Atualmente, além do Brasil, o Factoring é praticado no México, Colômbia, Peru, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Noruega, Suécia, Espanha e Holanda.
O Factoring aborda a aquisição de direitos creditórios por meio de um valor à vista e, claro, mediante taxas de juros e também de serviços, de contas a receber a prazo. Essa atividade possibilita uma liquidez financeira imediata para as pequenas e médias empresas.
E obviamente, esta operação não deve ser confundida com a própria prática feita pelos bancos, afinal, o Factoring não é uma movimentação financeira e:
O Factoring depende somente de recursos próprios.
A finalidade principal do Factoring é proporcionar assessoria e auxiliar os pequenos e médios empresários, de modo que seus problemas cotidianos sejam solucionados.
A parceria com uma empresa de Factoring traz várias vantagens, entre elas:
A processo de Factoring é iniciado por meio da assinatura de um Contrato de Fomento Mercantil) entre a Factoring e a empresa.
No mercado brasileiro, o Factoring possui algumas modalidades, sendo que a mais comum é a modalidade convencional, que ser conceitua como a compra dos direitos de créditos das empresas fomentadas, por meio do contrato.
Ainda, existem as modalidades: maturity, trustee, exportação e Factoring Matéria-Prima.
O significado de Factoring está na categoria Significados