Facebook pode ser traduzido literalmente como “livro de caras”, onde “face” é cara (ou caras) e “book” é livro.
Facebook é a rede social mais popular no Brasil, tendo sido criada em 2004. Seus fundadores, Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, tiveram a ideia de uma nova rede social e a elaboraram ainda quando eram estudantes, na Universidade de Harvard, em Massachussets, nos Estados Unidos.
O termo foi tirado dos álbuns que as crianças fazem, nos Estados Unidos, colocando as fotografias dos colegas de escola ou de turma e, embora a tradução não possa ser uma expressão comum no Brasil, não soando bem em português, a ideia original pegou, coma intenção de que cada pessoa partilhasse sua foto e as informações pessoais, criando redes e grupos onde pudessem partilhar ideias e fatos.
No seu início, o Facebook só aceitava a adesão de estudantes da Universidade onde seus criadores estudavam, passando depois a outras escolas e acabando por tomar toda a rede estabelecida pela internet.
O Facebook sempre garantiu que será gratuito, gerando sua receita da publicidade, inserindo banners e anúncios patrocinados. Na rede social, os usuários criam os seus perfis, com fotos e lista de interesses pessoais, utilizando o mesmo para trocar mensagens, públicas e privadas (inbox) entre os amigos e participantes dos grupos que são formados.
No Facebook, a visualização de dados detalhados sobre os membros é restrita aos amigos ou participantes do grupo, que precisam confirmar sua participação, podendo também ser livre e disponível para todos, dependendo da vontade do criador do perfil.
O Facebook possui diversas ferramentas, dentre elas o mural, um espaço na página do perfil que permite a postagem de mensagem de amigos. Postagens (ou posts) diferentes podem aparecer no Feed de Notícias, separados e disponíveis se o usuário quiser saber mais sobre os assuntos que estão sendo debatidos na rede.
Com o tempo, diversos aplicativos foram sendo inseridos no Facebook, com os mais diversos assuntos, com a divulgação de eventos e com a possibilidade de convidar amigos e interessados. A rede já conta também com aplicativos que permitem ganhar dinheiro na internet, através do Facebook Ads, com o patrocínio de anúncios de produtos ou eventos.
Com a ampla utilização de smartphones e tablets, hoje o Facebook já tem versões específicas para aparelhos móveis, podendo ser acessado por qualquer portador desses aparelhos, facilitando a acessibilidade e visualização das postagens.
O significado de Facebook está na categoria Significados