Exuberante é um adjetivo de dois gêneros da gramática portuguesa, cuja origem etimológica reporta-se ao latim exuberans e que tem como significados as seguintes palavras: farto, rico, aquilo que existe em excesso, grande quantidade ou mesmo em abundância. Pode também dizer que é algo admirável ou muito belo.
Geralmente atribuído a algum indivíduo, diz-se que uma pessoa exuberante é aquela que marca sua presença com alegria e animada aparência, cujo aspecto vistoso se torna relevante. O mesmo termo pode ser aplicado a animais e objetos, embora sua atribuição seja mais comum entre pessoas para designar alguma peculiaridade relacionada à personalidade, estilo ou comportamento adotado.
A palavra exuberante é uma variação de exuberância, a qual se refere à forma bela que é encontrada facilmente na aparência de alguém ou de algo, como se pode observar nas frases seguintes:
“Marta sempre se portou com uma exuberância que jamais foi vista antes em qualquer pessoa”;
“É exuberante como aquele cachorrinho caminha com o seu dono todas as tardes pelo parque”.
De modo semelhante, aplica-se o termo “corpo exuberante” com o intuito de se fazer alguma menção ao que se pode considerar em alguém aspectos ou detalhes físicos, os quais denotam características estéticas que indicam beleza em boa ou grande medida a ponto de ser considerado como atraente.
Na língua inglesa, a palavra exuberante é traduzida por exuberant.
Os sinônimos de exuberante são:
Os antônimos de exuberante são: