Extroversão é classificado como um substantivo feminino. Tem origem no Latim extra, cujo significado é “para fora” + vertere, que significa “virar-se, voltar”.
O significado de Extroversão é a atributo de um indivíduo extrovertido.
A extroversão é uma qualidade que é estudada na área da Psicologia e foi definida primeiramente por Carl Jung – famoso psiquiatra suíço que fundou a Psicologia Analítica – como um comportamento da pessoa que não direciona sua energia psíquica para o interior. Ou seja, a extroversão é o comportamento daquele que conduz sua energia para o ambiente, para o mundo exterior.
Um indivíduo extrovertido expressa facilmente seus sentimentos e é receptivo ao comportamento dos outros. O extrovertido sente-se bem quando está em ambientes agitados, com outras pessoas ou em grupos, conseguindo falar o que pensa, além de valorizar e focar em objetivos.
Outras características que marcam uma pessoa extrovertida são:
Portanto, as pessoas extrovertidas são movidas por motivações externas a si. É quase como se retirassem sua energia vital do ambiente que as circundam, confiando naquilo que é recebido. Elas preferem o convívio social e situações coletivas.
Extroversão é sinônimo das seguintes palavras:
O antônimo de extroversão é a introversão.
O que é introversão: é a qualidade de pessoas caracterizadas por serem mais reservadas, observadoras e sensíveis. São aquelas que não precisam do meio para se sentirem “vivas”.
Extroversão ainda pode ser o contrário de:
Extroversão e introversão são os comportamentos estudados por Jung. Para ele, ninguém é totalmente extrovertido ou introvertido – as características podem ser mudadas conforme as necessidades de realização de certas funções. De maneira mais clara: o comportamento do ser humano não é previsível em todas as situações, por isso não tem como ser um completo extrovertido ou introvertido.
Extroversão em inglês pode ser traduzido como extroversion.
O significado de Extroversão está na categoria Significados