Significado de Extinção


O que é Extinção



Extinção é uma palavra bastante utilizada na Biologia e também na Ecologia, e se refere ao desaparecimento total ou morte de uma espécie. Um dos exemplos mais famosos foi o caso dos dinossauros que foram extintos do planeta devido à queda de um asteroide na superfície da Terra.

O que é Extinção

A Extinção é um processo de mortificação de espécies animais ou vegetais que podem ser provocados de forma natural (um evento da natureza) ou através de uma ação humana (poluição, desmatamento, acidentes provocados por mau uso de tecnologias).

Por mais que exista grande diversidade biológica no mundo, estima-se que grande parte das espécies já tenha sido extinta ou corre o risco de desaparecer.

Causas da Extinção

As principais causas da Extinção incluem os seguintes acontecimentos:

Desmatamento e/ou queimadas;

Poluição em suas diversas formas;

Caça predatória e tráfico de animais silvestres;

Introdução de espécies exóticas em áreas que podem ocorrer competição e predação;

Variações climáticas e dificuldade de adaptação das espécies.

Por outro lado, existem dois tipos de extinções: as de fundo e as em massa. A primeira se refere ao processo natural que ocorre com uma espécie que não consegue se adaptar a determinados habitats e, dessa forma acabam morrendo.

Já a Extinção em Massa é aquela que ocorre com grande parte das espécies e plantas, cujo desaparecimento é feito com uma quantidade elevada. É neste modelo que se encaixa o caso dos dinossauros e o conhecimento que se tem sobre os fatos é estudado através dos fosseis das espécies encontradas que são analisados e onde se buscam os dados que possam explicar o motivo da extinção dos animais.

Animais em Extinção

Infelizmente existem muitas espécies que foram extintas e outras que correm o risco de desaparecerem. Dentre os vários animais que foram extintos destacam-se:

Antílope Azul – animal que habitava as savanas do sul da África e que desapareceu por causa da colonização europeia;

Bandicoot-pés-porco – Era um pequeno marsupial que vivia no interior da Austrália. Não se sabe ao certo os motivos de sua extinção;

Cervo de Schomburgk – Era um mamífero que habitava a Tailândia e sua extinção foi provocada pela caça excessiva;

Foca-monge-do-caribe – Era um mamífero que habitava o Mar do Caribe e sua extinção também foi provocada pela caça excessiva;

Rinoceronte Negro do Oeste Africano – Era uma subespécie que habitava o centro-oeste da África e o seu desaparecimento foi provocado pela caça predatória;

Lobo da Tasmânia – Também conhecido como lobo marsupial. Habitava a região da Papua Nova Guiné e da Ilha da Tasmânia. Sua extinção foi provocada pela caça e pelas modificações do habitat ao passar a competir com cães.

Entretanto, algumas das espécies que sofrem perigo de serem extintas são as seguintes:

Pinguim Africano – Era uma espécie que habitava as praias do sudeste da África, mas devido aos constantes crimes ambientais, como o derramamento de óleo na costa africana, muitos pinguins já morreram;

Elefante Asiático – É um animal que já perdeu grande parte do seu habitat e sofre com as constantes caças;

Baleia Azul – O grande mamífero sofre com a ação da caça predatória.

Plantas em Extinção

Algumas espécies que correm o risco de desaparecer em breve são: Pau de Rosa (Aniba roseodora Ducke) que é uma árvore das regiões do Pará e Amazonas, a Bromélia (Aechmea blumenavii Reitz) que é da região de Santa Catarina e Pinheiro do Pará (Araucaria angustifolia Kuntese) que é proveniente dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O significado de Extinção está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Extinção |