Exceto é uma expressão que causa confusão, tanto pela sua grafia quanto pelo seu significado. A palavra exceto édefinida como sinônimo de “exclusão” e é uma expressão que serve para indicar uma condição de exceção ou exclusão.
Exceção é um substantivo de gênero masculino que indica uma subtração ou retirada de algo de um grupo ou situação maior. Exemplo: “Todos foram ao parque, exceto Mário”.
Neste caso, Mário está sendo excetuado da situação, ou seja, está sendo evidenciada a exclusão de Mário de um grupo maior de pessoas que efetuou uma ação.
Exceto vem do Latim “excéptus” e tem significado exemplificado naquilo o que não é comum, que não se enquadra ou que está fora de alguma regra ou fato, excluindo este dos demais.
Pode se aplicar o termo exceção a um indivíduo que se diferencie dos demais na maneira de pensar ou agir. Nesse caso é dito, por exemplo: Joaquim é uma exceção.
Podemos citar como sinônimos da palavra exceto: excetuado, menos, fora, salvo.
Antes, na Língua Portuguesa originalmente de Portugal, se escrevia a palavra com “p”: Excepto. Depois que a reforma ortográfica ocorrida na gramática portuguesa começou a vigorar, a expressão passou a ser escrita sem a letra “p”.
Portanto, a exemplo de Portugal, a grafia correta dessa palavra é “exceto” e não “exeto” ou excepto, como muitos insistem erroneamente em escrever. A expressão Exeto não está registrada em nosso dicionário.
A palavra Exceto é muito utilizado no âmbito jurídico em Processos Civis. O termo é usado quando um processo é encerrado e é declarada a defesa indireta (que é quando a causa demora para ser encerrada e o réu, alegando ter o direito de suspensão da ação por incompetência de seu advogado ou representante, ou suspeita de irregularidade no processo, então pede para que a ação seja paralisada ou eludida).
Então, o termo “exceto” ou “a exceção” assume sentido de eliminação, paralisação ou retirada da ação.
O significado de Exceto está na categoria Significados