Excêntrico é um substantivo e adjetivo masculino. O termo vem do Latim eccentricus, que quer dizer “fora do centro, descentrado”, do Grego ekkentros, com o mesmo significado.
O significado de Excêntrico determina aquilo que se afasta do centro, isto é, que tem centro diferente.
Outra forma de conceituar excêntrico, em casos de adjetivo, é considerar tudo aquilo que é fora do comum, ou seja, que é extravagante, esquisito ou esdrúxulo.
Por exemplo: “Este é um artista excêntrico – dê uma olhada em suas obras e você entenderá o motivo!”
Uma pessoa excêntrica é aquela que tem um comportamento ou opiniões pouco comuns, que é o contrário dos demais e do ambiente em que se encontra.
Por exemplo:
“Suas atitudes excêntricas chamaram a atenção dos outros convidados.”
“Paulo tinha um modo excêntrico de raciocinar e sempre formula questionamentos duvidosos.”
Por isso, uma pessoa excêntrica age fora do habitual, comete exageros, que possui seu próprio estilo (tanto no modo de vestir, de pensar, de viver e até no lado comportamental).
Por exemplo: “Nos livros do Harry Potter, há uma personagem excêntrica que vive no mundo da lua e se veste de uma maneira estranha, porém ela não se importa com a opinião dos demais colegas.”
Como substantivo, excêntrico descreve o indivíduo que pratica excentricidades, que possui características diferentes dos padrões sociais de uma determinada sociedade, que tem seus próprios modos, que não segue os padrões normais.
Na Mecânica, excêntrico é o nome dado a uma peça montada sobre um veio. Em uma máquina, esta peça transforma um movimento de rotação contínuo em movimento de vaivém ou de outra natureza.
Na área da Geometria, excentricidade é definida como a distância do centro de uma hipérbole ou de uma elipse quando comparada a um foco.
Excentricidade é um substantivo feminino que designa a qualidade do que é excêntrico.
O significado de Excêntrico está na categoria Significados