Exceção é um substantivo feminino com origem no Latim excedere, que significa “ir além da conta”, que se forma a partir do prefixo ex-, que é “fora” e cedere, que é “sair, ir embora, retirar-se, abandonar”.
O significado de Exceção é o que não é comum, um fato inédito, que não engloba a parte da regra comum, que não era conhecido ou feito anteriormente, e teve sua exceção.
A palavra exceção pode estar associada tanto com coisas materiais como indivíduos, quando se quer indicar que uma pessoa é muito diferente dos demais, agindo ou pensando de uma maneira diferente das outras, como, por exemplo, na maneira de ver a vida.
Por exemplo: “Minha filha é uma exceção neste mundo regado de más condutas.”
Dessa forma, exceção é um termo utilizado para determinar algo que é excluído de determinado contexto. É quebrar uma regra ou padrão que estava imposto anteriormente – é o que se chama de “abrir uma exceção”.
Por exemplo: “Essa é a primeira e última exceção que darei para que você entregue o trabalho, Carlos.”
A expressão “ser uma exceção” se refere a alguém ou alguma coisa que é diferente dos demais, que acaba se destacando por possuir alguma característica específica.
Os sinônimos de exceção que podem ser citados são:
Como antônimos de exceção tem-se:
Alguns exemplos de frases com o termo exceção são:
“Não há exceções nesta organização – qualquer deslize terá punições.”
“Com exceção de um terço da sala, todos os outros alunos eram brancos.”
Na área do Direito, a palavra exceção também tem seu uso, principalmente tratando-se de processos civis. Nesse caso, a exceção é usada quando um processo é encerrado, declarando-se a defesa indireta.
A defesa indireta se caracteriza pela paralisação da causa, solicitada pelo réu, por estar levando muito tempo para ser encerrada. O réu não nega o fato afirmado pelo autor da causa, mas alega seu direito de elidir ou paralisar a ação, podendo ser por suspeita de incompetência do advogado ou mesmo por irregularidades do processo.
O significado de Exceção está na categoria Significados