O Evolucionismo defende a teoria de que o processo de evolução das espécies se dá de forma lenta e gradativa no qual, os seres vivos sofrem alterações de acordo com os aspectos do ambiente em que vivem.
A teoria do Evolucionismo foi desenvolvida por vários cientistas e é usada para explicar o processo de alterações sofridas ao longo do tempo, por espécies de seres vivos.
Estas transformações, segundo o Evolucionismo tem relação com as características dos ambientes onde estes serem habitam.
O cientista Charles Robert Darwin foi o protagonista dos estudos que trouxeram à tona a tese que deu origem a Teoria da Evolução das Espécies. Ele afirmava que cada espécie segue um processo de transformação que é feita a través de uma “Seleção Natural”, onde há conservação de algumas raças como resultado da luta pela conservação da vida.
Charles Darwin foi chamado de “Pai da Teoria de Evolução” e o resultado de seus estudos deu origem a um movimento científico que foi nomeado Darwinismo.
Antes de Darwin, outros cientistas já haviam levantado teorias sobre a origem das espécies. O francês Jean-Baptise Lamarck foi um deles e apresentou um estudo que afirmava que os seres vivos eram originários de uma evolução de outros seres mais primitivos.
Ele parecia estar certo, mas ele também afirmava que os órgãos dos seres vivos evoluíam de acordo com a utilização dos mesmo. Sendo assim, os órgãos que fossem mais utilizados desenvolviam-se enquanto os pouco utilizados ficariam atrofiados.
A teoria e Lamarck era contrária a “Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos” que garantia que o organismo vivo não detinha o controle sobre seu próprio desenvolvimento.
Darwin desenvolver sua teoria apoiado nas afirmações soltas de Lamark, uma vez que não havia registros de comprovação cientifica de suas afirmações. Darwin publicou um livro com título “A Origem das Espécies” reunindo informações coletadas durante anos viajando e analisando o comportamento das espécies.
O Evolucionismo surgiu como teoria contrária ao Criacionismo. Pois o Criacionismo apostava que a criação das espécies é dada com a participação de alguma entidade (ser divino).
Ou seja, para os defensores do Criacionismo os seres vivos eram criados por uma obra de um ser superior, enquanto que no Evolucionismo a afirmativa é da variedade de seres existentes é obra da evolução/modificações lentas e progressivas adquiridas através das mutações das espécies causando sua evolução.
O Evolucionismo Social conserva a ideia de que para acontecer à evolução, os seres partem de uma característica inicial animalesca depois passam a se desenvolver atingindo formas mais evoluídas na medida em que ficam cada vez mais “civilizados”. Essa teoria foi batizada de Darwinismo Social.
No Darwinismo Social foi que surgiram as mais diversas formas de racismos (por isso foi apelidada de (Racismo Científico). Delas sugiram conflitos como o fascismo, nazismo e o imperialismo o que originou muitas guerras entre diferentes grupos étnicos.
Isso por que essa teoria ajudava a intensificar os pensamentos absolutistas, fazendo com que algumas sociedades humanas acreditavam que deveriam dominar as outras que classificavam como inferiores, que deveriam ser “civilizadas” pelas superiores, com a desculpa de que isso os ajudasse a se desenvolver.
A Teoria do Evolucionismo sempre causou muitas polêmicas e uma delas foi a afirmação de que não existia participação de um ser divino na criação das espécies.
A afirmação que contrariava profundamente as concepção religiosa cristã, firmada na convicção de que a vida seria uma obra de uma entidade divina.
Baseando-se na afirmativa de que Deus é o responsável pela início de tudo que há no mundo e todo ser que nele habita são também criaturas resultantes da intervenção Divina.
O próprio Charles Darwin foi vítima de suas próprias afirmações, quando seus valores religiosos foram abalados pela intensificação de seus estudos. Esse conflito pessoal levou Darwin a se recusar de apresentar a teoria por ele levantada, passando vinte anos para enfim expô-la.
Nos dias de hoje, a teoria mais difundida e que é aceita por toda a comunidade científica é chamada de Neodarwinismo. Ela se apoia na união da teoria de Darwin com a afirmação de que os seres herdam características genéticas, dado ao papel importante dos cromossomos como agentes principais das alterações ou mutações que formam a variedade das espécies existentes.
O significado de Evolucionismo está na categoria Significados