Evidência é uma palavra classificada como um substantivo feminino. Esta vem do Latim evidentia, que significa “prova” e originalmente como “clareza, distinção”, de evidens, que quer dizer “claro, óbvio, perceptível”.
O significado de Evidência serve para designar algo que está claro, notório, em destaque. Ou seja, é aquilo que insinua, que aponta, que clarifica, que destaca, que torna óbvio.
Evidência é algo que está visível para todos, que é inconfundível, que é nítido. É uma prova, o que está em caráter do que é evidente, algo que não deixou dúvidas.
O termo evidência pode estar associada a indícios, sendo aquilo que demonstra a existência de alguma coisa. É entendido também como tudo aquilo que pode ser utilizado para qualificar se uma situação, por exemplo, é verdadeira ou falsa.
Por exemplo: “O advogado apresentou várias evidências do assassinato, quase confirmando que o réu seria preso como culpado.”
Evidência é, portanto, uma palavra muito comum na área do Direito Penal, conceituando-se como uma prova, tanto em forma de documentos ou mesmo de testemunhas, que forneça ao juiz do processo em questão a convicção da verdade dos fatos apresentados.
Já nos crimes, a evidência é aquela que tem como função determinar quem foi o responsável pelo ato criminoso.
Por exemplo: “As evidências que coletei servirão para determinar qual será a linha de investigação a ser seguida.”
Existe também a evidência científica, que abrange as informações que servem para negar ou confirmar determinada hipótese ou teoria científica. Essas informações são coletadas por meio de pesquisas científicas.
O significado de Evidência está na categoria Significados