Evaporação é um substantivo feminino. O termo se deriva de evaporar, que tem a origem no Latim evaporare, formada por ex-, que quer dizer “fora” mais fora, que quer dizer “vapor”, ou seja, “evaporar”.
O significado de Evaporação faz parte da área da Física, que através deste ponto de vista, se qualifica como o ato de evaporar: é a conversão ou a passagem do estado líquido para o vapor. Uma substância líquida passa para o estado gasoso de forma lenta e muitos exemplos estão presentes no cotidiano.
O mais óbvio é a evaporação da água e do álcool – ambas substâncias se evaporam em velocidades diferentes, sendo que a mais rápida acontece com o álcool. Pode-se fazer o teste através de dois copos: um com água e outro com água, deixando-os em condições iguais em termos de temperatura e outras condições atmosféricas.
A água não precisa, necessariamente, estar em ponto de ebulição (isto é, com pressão de 1 atm) para evaporar. Pode-se afirmar que a água é uma substância que está em constante evaporação, afinal seu processo é fundamental para a vida humana e animal. O processo de evaporação da água é um ciclo – quando aquecida pelo sol, a água se evapora e transforma-se em nuvens, que, após, trarão precipitações de chuva ou neve, fazendo com que a água retorne à superfície terrestre e iniciar mais uma vez as fases.
Ponto de ebulição é o momento em que a substância inicia-se a passagem de um estado para o outro.
A evaporação é o resultado da “fuga” das moléculas que estão presentes na superfície do líquido para o exterior – essas moléculas passarão a interagir com o ambiente e assumirá o estado gasoso. A energia que se dá por necessária para que a evaporação ocorra pode ser obtida tanto pelo próprio líquido como pela temperatura do recipiente.
Quanto mais calor a substância receber, mais rápida será sua evaporação. Contudo, outros fatores serão determinantes para este processo. Alguns exemplos são:
O antônimo de evaporação é a condensação: o termo define a passagem da substância do estado de vapor (gasoso) para o estado líquido.
No sentido figurado, o verbo evaporar pode designar algo que desaparece.
Por exemplo: “Somente pisquei os olhos e Teddy evaporou – aquele garoto nunca se cansa de brincar!”
A evaporação, a ebulição e a calefação são três fenômenos que fazem parte do processo de ebulição, cada um com sua responsabilidade em passar a substância do estado líquido para o gasoso.
Assim, a evaporação é lenta e gradual e não tem qualquer manifestação visual.
A ebulição é caracterizada pela transição do estado líquido para o gasoso de forma abrupta quando alcança-se determinada temperatura que fará o líquido evaporar.
Já a calefação é a vaporização mais rápida, que ocorre por meio de um choque de temperaturas: o líquido é submetido a temperatura superior à aquela do ponto de ebulição.
A evapotranspiração é o conceito criado pelo americano Charles Warren Thornwaite, que designa o processo de transporte de água na forma de vapor para a atmosfera, ocorrente graças aos raios solares.
Outro processo de evapotranspiração é a perda de água das plantas por meio da transpiração.
O significado de Evaporação está na categoria Significados