Significado de Etnia


O que é Etnia



Vindo do grego ethnos, o significado de etnia é povo. O conceito nasceu na Grécia antiga para designar quaisquer povos não gregos.      Muito tempo depois, a Igreja Católica atrelou o significado de etnia ao paganismo; no século XVIII, o conceito começou a tomar a forma como o conhecemos hoje, mas somente na segunda metade do século XX etnia passou a ser usada com seu sentido original de povo.

            Um grupo de pessoas pode ser considerado de uma mesma etnia quando seus indivíduos têm em comum: tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua, comportamento.

            Uma etnia é, portanto, caracterizada por ser um grupo biológico e culturalmente homogêneo.

Etnia – origem

            Quando os primeiros seres humanos começaram a surgir, aos poucos foram se agrupando em diferentes locais do planeta. Cada grupo ocupava uma região com características diferentes que, através das sucessivas gerações, foram manifestando semelhanças entre si, frutos da evolução darwiniana juntamente com os fatores naturais a que estavam sujeitos.

            Para uma época em que esses grupos não conheciam a existência uns dos outros, faz todo o sentido compreender que características biológicas possam fazer parte do conceito de etnia.

 

Raça e etnia

            Raça

            No estudo da biologia, os seres vivos recebem uma classificação, de acordo com suas características semelhantes. O item mais específico dessa classificação é a espécie, que engloba indivíduos com compatibilidade reprodutiva, ou seja, que são capazes de gerar descendentes férteis.

            Abaixo da categoria espécie, aparece a subespécie, também chamada de raça. Sendo assim, indivíduos de diferentes raças são capazes de produzir descendentes férteis.

            O conceito de raça se aplica ao ser humano?

            Apesar das controvérsias sobre o assunto e da discussão ideológica em torno dele, o estudo do genoma humano já demonstrou que não existem genes ligados à diferenciação de raças dentre os seres humanos.

            Raça não se aplica às pessoas. As diferenças entre os povos são culturais; há diferenças físicas, sim, mas não suficientes para que a ciência afirme a existência de diferentes raças humanas.

            Preconceito racial

            A simples aceitação de que existiriam raças humanas já denota preconceito. Entre nós existem diferentes grupos étnicos. Hoje, com a globalização tão adiantada, é mais difícil traçar os limites de cada uma das etnias.

Tipos de etnias

            Etnia portuguesa

            Em Portugal ainda existe muito preconceito contra minorias étnicas. O assunto é tabu no país e muitas pessoas preferem manter em segredo sua origem, quando não considerada da etnia portuguesa. A separação social e ideológica é velada, mas existe e as minorias são excluídas, sim. A “classificação” é feita a partir da cor da pele e acontece de forma preconceituosa; não é oficializada, pois a constituição portuguesa proíbe que haja um censo específico para a obtenção de dados populacionais com base no tom da pele.

            Etnia cigana – origem

            Uma das minorias presentes em Portugal é a etnia cigana.

            Os ciganos são originários da Índia e chegaram à Europa no século XII. Em Portugal, se instalaram somente na segunda metade do século XV.

            A etnia cigana, desde sua chegada ao país, enfrenta o preconceito. Até hoje os ciganos carregam o estigma de criminosos, traficantes e raptores.

            Sob os preceitos dos direitos humanos, o governo português vem se esforçando para uma integração do povo cigano.

Etnia caucasiana

            O conceito de etnia caucasiana englobava, em sua origem, pessoas dos seguintes locais:

-Europa;

-Chifre da África;

-Norte da África;

-Oriente Médio;

-Sul da Ásia;

-Ásia Central.

            A classificação sob o nome de etnia caucasiana não fazia referência à cor de pele. Porém, hoje é considerado caucasiano qualquer indivíduo que tenha a característica fenotípica de pele clara.

Etnia brasileira

            O povo brasileiro é resultado de uma profunda miscigenação.

Três etnias predominam no povo brasileiro (predominantes nesta ordem):

-europeus;

-africanos;

-indígenas.

Essas três são as predominantes, mas a população brasileira foi se formando a partir de ondas migratórias vindas de todas as partes do mundo.

O significado de Etnia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Etnia |