Significado de Ética e Cidadania


O que é Ética e Cidadania



Ética e Cidadania

A palavra “ética” provém do grego “ethikos”, ou seja, aquilo que pertence ao “ethos”, ou seja, “caráter”, trazendo então o significado de “portador de caráter”. Não pode se confundir com a moral, já que a ética tem por objetivo fundamentar as ações morais através da razão.

“Cidadania”, por sua vez, vem do latim “civitas”, que significa “cidade”, sendo, portanto, a qualidade daquele que vive numa cidade, de quem se exige o cumprimento de deveres e obrigações com a comunidade.

Significado de Ética e Cidadania

Ética é um conjunto de princípios que os integrantes de uma sociedade utilizam para responder às questões mais importantes da vida, que são o “quero”, “devo” e “posso”, definindo basicamente sua convivência com os outros.

Trata-se de um conjunto de hábitos da espécie humana e de seu caráter, manifestando-se de acordo com o tempo e de acordo com algumas sociedades específicas de maneira diferente. Entendemos, então, que a ética são os costumes agregados a uma sociedade, não uma lei imutável.

Ética e cidadania, portanto, são conceitos cruciais dentro da sociedade, estando relacionados com as atitudes dos seus integrantes e a maneira como interagem entre si. Os conceitos estão intrinsecamente ligados, já que a cidadania tem como pressuposto uma nacionalidade, que é regida por um conjunto de leis e onde os cidadãos possuem determinados direitos, e a ética é o braço da filosofia que estuda como os costumes interferem na vida dos cidadãos.

Percebemos, também, que esses conceitos são dinâmicos, estando sempre em evolução, visto que são os parâmetros sociais que as constroem e que possibilita a visão geral de uma sociedade. A ética está restrita ao lado particular do caráter e da conduta dos indivíduos, relacionando sua cidadania a princípios morais e investigando o escopo desses princípios morais em seu sentido fundamental.

Em cidadania podemos estabelecer duas categorias: a cidadania formal, que se refere a uma nacionalidade material, ou seja, onde nasceu e em que sociedade vive o indivíduo, e a cidadania substantiva, onde são caracterizados os direitos políticos, sociais e civis da pessoa.

Ética e cidadania na profissão

Ética Profissional são os imperativos da conduta de um trabalhador de qualquer área, regidos por normas éticas que o obrigam a cumprir segundo princípios sociais e de sua área de trabalho. A maior parte das profissões possui atualmente um Código de Ética Profissional para reger as atividades de seu grupo, embora devamos ressaltar que características como competência, honestidade e responsabilidade sejam intrínsecas para o exercício de qualquer profissão.

Ética e Cidadania na sociedade

Para que possamos viver numa sociedade sadia, precisamos retornar aos três termos do início deste artigo: “quero”, “devo” e “posso”. Segundo Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor da Universidade Católica, os princípios básicos para se viver numa sociedade devem respeitar esses três pontos: alguns, eu quero mas não devo; outros, eu devo mas não posso e, finalmente, coisas que quero mas não posso.

Por exemplo, se estamos dispostos a prestar um concurso público, imprescindível que estejamos imbuídos dos mais altos princípios de ética e cidadania para atender os requisitos necessários ao exercício da função.

O significado de Ética e Cidadania está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Ética e Cidadania |