Ética cristã são dois termos classificados como substantivos femininos, sendo que cristã também pode ser um adjetivo feminino.
Ética vem do Grego ethos, que significa “caráter moral” e cristã vem do Latim christianus, que quer dizer “seguidor da doutrina de Cristo”.
O significado de Ética cristã aborda o sistema de valores morais estabelecidos e considerados pela Igreja Católica, associados com o Cristianismo histórico e que é utilizado para a sustentação teológica e filosófica dos seus princípios.
Ou seja, ética cristã é composta por princípios que possuem como finalidade fazer com que os ensinamentos da Igreja Católica se tornem padrões de ação na sociedade – isso quer dizer que os ensinamentos são padronizados para os relacionamentos e para a própria vida.
Sendo assim, a ética cristã opera por meio de diversos pressupostos, instrumentos e conceitos – um dos maiores deles é a Bíblia: os fiéis a utilizam como guia para agir e se comportar como a Igreja Católica estabelece sua ética.
O indivíduo irá buscar viver sua vida levando em consideração os ensinamentos de Jesus, assim como seus mandamentos. As normas de conduta correta estarão sempre presentes neste indivíduo – por terem sido instituídas por Deus.
A ética cristã se aplica a obediência à Cristo, não excluindo-se a razão, é claro. A Igreja Católica afirma que a ética cristã é também um mandamento, um ensino, isto é, são diretrizes, ao contrário dos costumes que são flexíveis e variáveis.
Portanto, a ética cristã é normativa, pois tem como base as normas estabelecidas pelo Criador.
O significado de Ética Cristã está na categoria Significados