Ethos é uma palavra de origem grega, que tem o significado de caráter moral. Para o mesmo significado, a língua latina tem a palavra moren, que deu origem à palavra moral.
Ethos é uma palavra usada para descrever um conjunto de hábitos ou crenças que estão na educação de uma comunidade ou de uma cultura.
Em sociologia e antropologia, o ethos são referentes aos costumes e traços comportamentais que distinguem um povo, uma nação, uma cultura, como por exemplo o ethos dos indianos.
Podemos também utilizar o termo ethos para nos referirmos à influência da música na conduta dos ouvintes. O ethos pode exprimir um conjunto de valores característicos de um movimento cultural ou artístico de qualquer natureza.
Ainda pode ser usada a palavra ethos para designar características sociais, morais e afetivas que definem o comportamento de um cultura ou de um povo. Assim, o ethos pode ser o espírito motivador das ideias e costumes.
O ethos, em retórica, é um dos modos de persuasão ou o conjunto de argumentos utilizados no discurso, como foi definido por Aristóteles, o filósofo grego. Como componente moral, o ethos mostra a autoridade do orador para influenciar o público. Outros componentes do discurso, conforme Aristóteles, são o logos, que é o uso da razão e do raciocínio e o pathos, que é a aplicação da emoção no discurso.
As palavras moral e ética, aplicadas atualmente, são originárias dessas duas palavras em sua origem, ethos e moren, podendo ser consideradas como sinônimos. Enquanto a ética pode ser considerada a ciência da conduta, a moral é a ciência dos costumes de um povo, a forma como a sociedade é conduzida.
O significado de Ethos está na categoria Significados