Etc. é uma abreviação do termo latino et cetera, ou et caetera, cujos significados podem ser traduzidos como: “quanto ao mais”, ou, “de resto”. Usa-se a abreviatura etc. para indicar os faltantes numa enumeração, quando não são citados todos os elementos. Sendo assim, o significado de etc. numa frase pode ser: “e o resto”; “e outras coisas”; “e assim por diante” ou, “e os demais”.
Vejamos alguns exemplos do uso da abreviatura etc.:
· Fui ao supermercado comprar as coisas básicas: arroz, feijão, sabão em pó, papel higiênico etc. Aqui, a abreviatura etc. se refere aos demais produtos básicos que a pessoa provavelmente comprou, como leite, café e sabonetes, por exemplo.
· Ele conheceu todos os países da Europa: Inglaterra, Itália, França, Alemanha etc. Neste exemplo, a abreviação etc. se refere aos demais países do continente europeu.
Embora não seja difícil compreender os significados da abreviatura etc., seu uso na língua portuguesa costuma gerar algumas dúvidas. Para começar, a expressão latina à qual a abreviação se refere é et cetera (com os dois termos separados) e não etcetera.
Por se tratar de uma abreviatura, sempre se utiliza o ponto (etc., não apenas etc).
E como os significados de etc. são equivalente a “e o resto”, deve-se evitar seu uso para referir-se a pessoas. Um exemplo: Lá estavam todos os meninos da rua; Juquinha, Pedrinho, Marquinhos, Luizinho etc. Neste caso, seria melhor substituir etc. por outra expressão com significados semelhantes, como “e os demais” ou “e todos os outros”, embora possua etc. significado pertinente ao sentido da frase.
O uso da vírgula antes de etc. é facultativo, não alterando os significados da expressão. Usualmente, não se utiliza a vírgula, mas também não se trata de um erro de português empregá-la. Pode-se escrever: Adoro comer frutas; laranja, mamão, morango, manga, etc.; ou: adoro comer frutas; laranja, mamão, morango, manga etc. (sem a vírgula).
Também não se deve usar etc. acompanhado de reticências (etc.….). Independentemente dos significados que se deseje expressar, usa-se etc. ou reticências.
Não se deve ainda, utilizar o conectivo “e” antes de etc. E, finalmente, não se duplica o ponto quando etc. termina uma frase (não existe etc..).
O significado de Etc está na categoria Significados