Estresse é um substantivo masculino e forma conjugada do verbo estressar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Subjuntivo, 3ª pessoa do singular do Presente do Subjuntivo e 3ª pessoa do singular do Imperativo.
O significado de Estresse é um estrangeirismo, com origem do termo em inglês stress. A palavra estresse foi aportuguesa baseando-se em sua pronúncia e nas próprias regras da Língua Portuguesa.
A palavra inglesa traz como significado “pressão, tensão, insistência”. No português, estresse é definido como o composto de reações fisiológicas que são produzidas pelo organismo no momento de reação e adaptação a circunstâncias decorrentes no dia a dia, isto é, são reações necessárias para que o organismo tenha capacidade de adaptação a novas situações.
Entretanto, tais reações orgânicas e psíquicas podem ocasionar uma desarmonia no organismo caso estas aconteçam exagerada ou intensamente, também dependendo do tempo de duração.
Foi o pesquisador húngaro Hans Selye quem deu os primeiros passos sobre os estudos sobre o estresse, no ano de 1936, submetendo algumas cobaias a estímulos estressores e observando um modelo em específico na resposta comportamental e física destes.
O pesquisador tratou de dividir os sintomas em três etapas: alarme, resistência e esgotamento. Estas fases se sucedem, sendo que a primeira é o alarme, onde o corpo se estimula e fica alerta, como no momento de um susto.
Se o estresse continua por mais um tempo, a segunda fase ocorre – a de resistência (podendo ser denominada também de adaptação). Nessa, a tensão frequente que atinge o corpo fará com que ele comece a se ajustar aos comportamentos para aguentar o estresse, porém os indícios são catalizados para um sistema ou órgão específico.
Caso a situação prosseguir, o corpo adentra na etapa de esgotamento – o organismo pode estar sujeito ao surgimento de várias doenças, como é o caso da hipertensão arterial, úlcera e lesões no músculo cardíaco.
Uma pessoa ansiosa pode desencadear o estresse a todo momento. Por isso, tanto a Medicina como a Psicologia comentam sobre a forte relação entre o estresse e a ansiedade, uma causa que pode complicar seriamente o organismo humano.
O estresse pode ter seu desencadeamento ocorrido por vários fatores e estados emocionais positivos e negativos. A adaptação do organismo ao meio é a finalidade do processo.
O estresse ocupacional é a expressão utilizada na Medicina para designar o estado desagradável em que o corpo de um indivíduo está graças a situações relativas ao trabalho, sendo que estas questões acabam ameaçando sua autoestima e bem-estar.
O estresse no trabalho pode ser causado por vários motivos, entre eles:
O estresse apresentar vários sintomas, entre eles sintomas físicos e sintomas psicológicos.