Estressar é um estrangeirismo, vindo da palavra “stress”, do idioma inglês, que tem o significado de força ou influência, pressão, peso e foi transformada em estresse, de onde foi criado o verbo estressar.
Estressar tem o significado de produzir estresse. Em sua origem, a palavra stress indica a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais e era usada somente na Física. A primeira vez que surgiu para designar um estado mental foi em 1936, pelo médico Hans Selye.
Na Psicologia, trata-se de um conjunto de reações do organismo, podendo provir de agressões físicas ou psíquicas, perturbando o estado emocional das pessoas. Estressar pode se referir tanto a si mesmo como a outras pessoas. Estressar é se submeter ao estresse, ou seja, ficar estressado. Pode também significar estressar alguém, ou submeter alguém ao estresse.
Quando você perde o controle das reações emocionais diante de acontecimentos, isso é sinal de que está estressado. O mesmo pode acontecer com relação ao organismo, que pode ficar estressado com um trabalho forçado.
O verbo estressar pode ser conjugado como qualquer outro da primeira conjugação, terminado em ar, podendo ser considerado um verbo comum. Comumente ele é usado no infinitivo, como “vou me estressar” ou como adjetivo, como “estou estressado”.
A forma escrita da palavra aportuguesada no Brasil é estressar. Outras formas estão sendo erroneamente usadas, como extressar, ou stressar. Stressar é comum em Portugal, mas não no Brasil, onde o costume nos impõe uma vogal no início de palavras desse gênero.
Estressar um computador é ver até onde ele pode chegar em seu funcionamento sem estragar qualquer peça ou sem comprometer o processador. É uma maneira de medir a potência que possuem suas partes, como a memória RAM, a placa de vídeo, o HD e outras.
Estressar o computador permite, em algumas situações, que se possa diagnosticar problemas escondidos.
O significado de Estressar está na categoria Significados