Estratégia é a habilidade de desenvolver um conjunto de estratagemas, manobras numa guerra; é o planejamento necessário a tarefas complexas, que envolvam vários níveis de ação com vistas a alcançar um objetivo ou resultado.
A palavra tem origem no grego antigo stratègós (stratos significa exército e ago, comando ou liderança). Originalmente estratégia era compreendida como a arte do general.
Alguns sinônimos de estratégia:
-manha;
-estratagema;
-ardil.
Sun Tzu, no século IVa.C., foi o primeiro a escrever especificamente sobre a estratégia, em sua obra A arte da guerra.
O tratado de Sun Tzu reunia todos os aspectos relevantes a considerar quando se deseja uma guerra guiada pela racionalidade.
Vários estrategistas militares da história se utilizaram d’A arte da guerra, como Napoleão e Mao Tse Tung.
A fórmula para a guerra racional está baseada na figura de um general que tenha astúcia, esperteza, saiba manter sigilo, seja dissimulado e consiga surpreender.
No estudo da administração, entende-se por planejamento estratégico a determinação dos objetivos de uma empresa e das formas para que esses objetivos sejam atingidos.
O contexto em que a definição de estratégia se insere é o da guerra que as empresas travam no mercado em busca da preferência do cliente e da maximização dos lucros.
Devem ser levadas em consideração as condições do mercado, da própria empresa e a relação entre mercado e empresa. É função do planejamento estratégico a definição do que se espera para a empresa no longo prazo e de estratégias alternativas, antecipando-se a possíveis imprevistos.
O pensamento estratégico é uma das habilidades que todas as pessoas podem desenvolver para obter sucesso financeiro; é o método que consiste em saber analisar a conjuntura em que se está inserido para tomar decisões assertivas.
Pensar de forma estratégica significa interpretar problemas e oportunidades de crescimento de uma maneira mais ampla e com foco no longo prazo. As decisões precisam levar em consideração os possíveis impactos que podem ser causados às outras pessoas.
O pensamento estratégico maximiza a chance de sucesso na tomada de decisões dada a limitação da quantidade de informações.
São chamados de jogos de estratégia aqueles em que há a possibilidade de minimizar o papel do acaso no resultado. Os jogadores não dependem de sorte, eventos aleatórios (como dados) ou de informações previamente adquiridas. O intuito é usar a razão para elaborar um plano a cada jogada, um desafio ao oponente; mais bem sucedido será aquele que propuser o maior desafio.
O xadrez é o jogo de estratégia mais conhecido. No jogo de xadrez, o resultado não depende de nenhuma forma de aleatoriedade; os jogadores procuram antecipar as próximas jogadas uns dos outros, pensando à frente, numa tentativa constante de deixar o oponente sem opção.
Entende-se por estratégia de marketing a exata definição usual de estratégia levada à teoria do marketing. Isso significa que as estratégias de marketing visam alçar uma empresa (ou produto/serviço específico) à maximização dos lucros, objetivo maior de toda organização.
Um dos pontos cruciais de todas as estratégias é a definição dos objetivos específicos a alcançar. Para auxiliar esta tarefa, foi criado o recurso mnemônico chamado SMART.
As letras se referem a palavras em inglês para:
-S - Specific. Específico, em português: os objetivos precisam ser específicos, sucintos e de simples compreensão.
-M - Measurable. Mensuráveis: os objetivos precisam ter parâmetros claros de avaliação.
-A - Attainable ou Achievable. Alcançável: com base no conhecimento acerca das limitações, os objetivos devem ser definidos dentro daquilo que realmente se possa alcançar.
-R - Realistics ou Relevant. Realista: os objetivos precisam ser reais, possíveis, mensuráveis. Relevante: todo objetivo a ser alcançado precisa estar diretamente relacionado ao objetivo principal da empresa.
-T - Time Bound. Tempo: é necessária a definição de um cronograma que possa guiar o sucesso em cada etapa do processo.
O significado de Estratégia está na categoria Significados