Estranho é um substantivo e adjetivo masculino, bem como flexão do verbo estranhar (na 1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim extraneus, que significa “o que é de fora, desconhecido, não-familiar”, de extra, que é “fora”.
O significado de Estranho está associado com aquilo que não é comum, isto é, é algo considerado incomum, que está fora ou foge dos padrões usuais. Estranho é algo raro e singular. É o oposto de algo ordinário, comum ou corrente.
Por exemplo: “André tem um comportamento estranho.”
Estranho define alguém ou alguma coisa excêntrica, extraordinária, extravagante e desusada, que é pouco frequente.
Por exemplo nas frases:
“Ele propôs uma medida estranha para o novo estatuto.”
“Ele ficou famoso graças ao seu estranho senso de humor.”
O termo estranho pode ainda abordar outros conceitos. É o caso de significar algo desconhecido, isto é, que não se conhece, que apresenta mistério. Nesse caso, estranho é o que tende ou denota ser enigmático.
Por exemplo:
“Que coisa mais estranha.”
“Olhei para o céu e vi um objeto estranho.”
Em outro caso, estranho é o que provoca espanto ou um sentimento incômodo.
Por exemplo:
“Que hábitos estranhos este rapaz apresenta.”
“Estou com uma sensação estranha.”
O adjetivo estranho também pode abordar uma pessoa ou uma coisa que é diferente em relação ao conjunto do qual faz parte.
Por exemplo: “Guilherme se sente como um estranho em sua própria família.”
Já como substantivo, o termo estranho se refere ao estrangeiro, ao que é de fora, de outro lugar, também indicando um indivíduo estranho.
Na primeira definição, estranho designa aquilo que pertence a um grupo, nação ou família, entre outros, que está em contraposição ao que é nosso.
Por exemplo: “O aluno do intercâmbio vem de uma cultura estranha à nossa.”
Já falando-se do indivíduo estranho, entende-se como pessoas desconhecidas.
Por exemplo:
“Minha mãe sempre me alertou para não falar com estranhos.”
“Nunca abra a porta para estranhos.”
Estranho é sinônimo de:
Estranho é antônimo de:
Há confusão na grafia do termo, estando entre “estranho ou extranho”. O correto é com a letra “s” – com a letra “x” não existe na língua Portuguesa e está incorreto.
O termo estranho aparece no âmbito do entretenimento. É o caso da banda Nenhum de Nós, que lançou o álbum Extraño (estranho em espanhol), em 1990 – que também conta com uma das faixas de mesmo nome e que virou um dos hits nas rádios na época.
Já no cinema, a palavra “estranho” é bem mais abordada:
Estranho em inglês pode ser traduzido como foreign, foreigner, odd, outsider, peculiar, queer, strange, stranger, uncanny, unifamiliar e weird.
O significado de Estranho está na categoria Significados