Significado de Esterilização


O que é Esterilização



Esterilização é uma palavra do idioma português que consiste no ato de tornar estéril. O significado de esterilização trata-se de um processo que se utiliza de produtos químicos ou físicos, a fim de destruir todas as formas de vida microbianas (como bactérias, fungos e vírus) que possam contaminar objetos e materiais.

O conceito de esterilização de objetos e materiais tem como finalidade acabar com a vida dos microorganismos, o que pode ser feito com altas temperaturas.

Com o uso desse método, os microrganismos acabam ficando impossibilitados de se reproduzirem, resultando no que é chamado de morte microbiana. O objeto da esterilização, o que é então considerado como estéril, fica livre de qualquer agente contaminante.

Além de objetos, a esterilização é também usada na medicina como procedimento cirúrgico, de forma a tornar inférteis o ser humano ou animal, impedindo que se reproduzam. Esse procedimento geralmente é irreversível.

A esterilização autoclave é muito usada em hospitais e laboratórios de pesquisa. Autoclave é um aparelho onde são colocados os materiais contaminados. Esse material é exposto ao vapor de água em temperatura elevada, levando os microrganismos à morte.

Já a esterilização de alimentos é feita com o aquecimento à alta temperatura, um processo que pode levar alguns minutos. Dessa forma, todos os microrganismos são destruídos, além de tornar inativas as enzimas que podem causar a deterioração do alimento. Um ponto negativo desse tipo de esterilização: alimentos acabam perdendo o valor nutritivo e características, como cor, textura e sabor.

Tipos de esterilização

Existem diferentes maneiras de se realizar a esterilização de materiais. Além disso, há alguns fatores que determinam a eficácia do processo para a esterilização, o que inclui o tipo do método escolhido, os materiais utilizados e a situação em que se encontra o objeto a ser esterilizado. Por essa razão, há diversas formas de se referir a esses tipos de esterilização, com diferentes significados.

Esterilização e desinfecção

A esterilização e desinfecção consistem nos processos básicos para evitar que materiais usados nos laboratórios se contaminem ou alterem os resultados das experiências. Embora parecidos, esses processos contêm algumas distinções entre si.

A desinfecção é feita com o uso de produtos como álcool e cloro, que exterminam a grande maioria dos germes e microrganismos que estão nos objetos ou alimentos. Para que se defina esterilização nesse caso, ela consiste no complemento da desinfecção, eliminando de forma mais eficaz todos os vírus, fungos e bactérias presentes no objeto.

Esterilização a vapor

Esse processo é feito com a utilização do vapor saturado, sendo o método mais seguro e utilizado no meio hospitalar. O vapor pode ser saturado, úmido ou superaquecido.

O vapor saturado seco é usado na esterilização de materiais hospitalares, já que o vapor úmido faz com que os materiais dentro do aparelho esterilizador acabem ficando úmidos. Outro ponto positivo do vapor seco nesse caso é que ele penetra mais profundamente nos materiais porosos.

Esterilização com calor seco

A definição de esterilização com calor seco consiste no método que utiliza altas temperaturas, onde os microrganismos ficam expostos por um longo tempo. Por não aprofundar tanto quanto o calor úmido, ele é usado quando o material a ser esterilizado não é compatível com o uso do vapor.

O objetivo é que ocorra a oxidação celular e é feita em várias etapas, que incluem a flambagem, raios infravermelhos, incineração e estufa de ar quente.

Esterilização a gás

Para explicar o que significa esterilização a gás, é preciso entender que ela é feita com o uso de uma substância volátil como agente ativo.

O processo de esterilizar a gás consiste no método considerado mais perigoso, por ser altamente inflamável. Por esse motivo, ele só é usado quando não há como realizar outra forma de esterilização.

Esterilização com radiação ionizante

Essa esterilização (significado do nome usado por conta da radiação ionizante) é uma alternativa quando precisa ser feita em materiais que não são compatíveis com os processos que usam vapor ou alta temperatura, ou seja, termossensíveis.

A carga elétrica presente no material é alterada com a radiação, o que faz com que os elétrons se desloquem.  Na esterilização realizada nas indústrias, as fontes de raios beta e gama são os mais usados.

O significado de Esterilização está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Esterilização |