Estado Islâmico é uma expressão. Estado é um substantivo masculino com origem no Latim status, que significa “condição, situação”. Islâmico é um adjetivo masculino referente ao Islã.
O significado de Estado Islâmico determina um grupo terrorista formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores, sendo caracterizado como um grupo racial sunita (um dos dois ramos do Islamismo).
O Estado Islâmico é conhecido pela sua defesa de fundamentos radicais do islamismo.
Também chamado de ISIS (Islamic State of Iraq and ash-Sham) ou Daesh (uma transliteração do acrônimo árabe), o Estado Islâmico faz uso de táticas pesadas contra todos aqueles que não seguem a lei religiosa islâmica (sharia).
São exemplos dessas táticas brutais aplicadas pelo Estado Islâmico a decapitação, a crucificação e outras ações que irão causar medo e provocação quando visualizados por outras pessoas.
Veja mais sobre o significado de Islamismo.
O Estado Islâmico começou a surgir a partir da queda do regime de Saddam Hussein no Iraque, voltando a crescer depois da guerra civil na Síria – os membros do EI se aliaram aos rebeldes para lutar contra o regime de Bashar al-Assad.
Porém, o objetivo do Estado Islâmico passou a ser, cada vez mais, o de conquistar territórios, de modo a impor sua interpretação do islã.
O Estado Islâmico é um grupo que foi criado a partir da Al-Qaeda e, por isso, pode até ser considerado um movimento mais brutal e radical do a própria, muito embora ela tenha sido responsável pelos ataques às Torres Gêmeas, nos Estados Unidos, no dia 11 de setembro de 2001.
Sua relação com a Al-Qaeda, no entanto, está rompida desde 2014.
Dominando atualmente áreas do Iraque e da Síria, o Estado Islâmico tem atraído milhares de jovens de todo o planeta por conta de sua propaganda maciça, repleta de vídeos de crueldades.
Este grupo extremista intenciona combater o Ocidente, chamando todos aqueles que vão contra a visão de um islã puro de “infiéis”.
O Estado Islâmico é um califado – uma nação que é regida por um líder que toma como base a sharia. A divisão do território feita pelo grupo é dirigida por governadores e contam com suas próprias estruturas administrativas e militares.
De acordo com estimativas de autoridades americanas, o Estado Islâmico possui cerca de 15 mil guerrilheiros, onde cada um recebe um salário de 400 dólares mensais.
Além dessa contribuição mensal, tais militantes recebem dinheiro para começar uma família, caso queiram se casar.
O Estado Islâmico faz promessas sobre “romper fronteiras” do Líbano e da Jordânia para “libertar a Palestina”. Graças aos ataques de coalizão internacional e movimentos de resistência liderados pelos Estados Unidos, o Estado Islâmico vem perdendo território.
O grupo já realizou diversos ataques terroristas em inúmeras partes do mundo, como o massacre que ocorreu em Paris, em 2015, pois para eles, a capital francesa é considerada a “capital do vício e da prostituição”.
Na ideologia religiosa pregada do Estado Islâmico, qualquer nação vista como “infiel” ao islamismo sofrerá represália por parte desse grupo extremista.
O Brasil, levando em conta a ideologia do Estado Islâmico, faz parte da lista de países que os jihadistas consideram como infiéis, porém até o momento, o país não recebeu ameaças diretas do grupo terrorista.
Uma estratégia do Estado Islâmico que vem acontecendo no Brasil é a propagação dos ideais do grupo, estimulando um maior número de simpatizantes do movimento jihadista e que possam aplicar o terrorismo no próprio país que residem.
Veja mais sobre o significado de Jihad e Xiita.
O significado de Estado Islâmico está na categoria Significados