Estado vem do latim “status”, que tem o significado de situação, condição, modo de estar. Quando a palavra é grafada com letra inicial maiúscula define uma organização de natureza política.
O Estado é um conjunto de instituições formado por um governo, as forças armadas e o funcionalismo público que administram e controlam uma nação, tornando-a um país soberano, tendo estrutura própria e sendo politicamente organizado, numa área territorial perfeitamente delimitada por fronteiras respeitadas internacionalmente.
Num Estado cujo regime vigente é a democracia, tradicionalmente são três os poderes estabelecidos para uma perfeita governabilidade: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, órgãos que devem ser perfeitamente independentes para que seja exercido um poder efetivamente democrático, isto é, escolhido pelo povo e que deve servir à população do país, desempenhando suas funções políticas, sociais e econômicas.
A palavra Estado também serve para designar as divisões regionais, definidas política e geograficamente, que fazem parte de uma república federativa, como é o caso do Brasil. Esses Estados são autônomos, com governo próprio e regidos por uma estrutura político-administrativa local, mas que têm a particularidade de seguir as regras da federação. No Brasil, temos 26 Estados e um Distrito Federal, onde está sediado o governo do Estado nação.
Se utilizarmos a palavra com inicial minúscula, seu significado volta a ser o mesmo original, do latim, que define a situação em que se encontra um indivíduo (estado civil), uma agremiação ou entidade (estado crítico), um objeto (estado de uso) ou uma condição (estado líquido).
Estado Novo é a expressão utilizada para definir um período histórico no Brasil, entre 1937 e 1945, quando o país era governado por Getúlio Vargas, que implantou uma ditadura. Trata-se de um período bastante específico em que houve desenvolvimento econômico, embora sob regime de censura, perseguições políticas e abafamento de oposição.
Um Estado laico é uma nação em que existe uma separação bem definida entre religião e política. Esta situação política define uma situação histórica entre as nações, já que por quase toda a civilização a religião sempre influenciou na governabilidade dos Estados.
O mundo contemporâneo convive com países laicos e países onde a religião interfere diretamente nas decisões do Estado. O Brasil tornou-se país laico a partir da Constituição Republicada de 1891, quando o catolicismo deixou de ser a religião oficial do Estado.
A Física estabelecia três estados físicos para a matéria, definidos como sólido, líquido ou gasoso, dependendo da temperatura e pressão às quais a matéria era submetida. Em condições estáveis de temperatura, como vistas no planeta, a água é a única matéria que pode ser encontrada nos três estados.
O desenvolvimento de tecnologia possibilitou a classificação de três novos estados, que se diferem dos anteriores: o plasma, o Bose-Einstein e o gás fermiônico.
O significado de Estado está na categoria Significados