Significado de Essência


O que é Essência



Essência, do latim “essentia”, é a natureza, substância ou característica essencial de uma pessoa ou coisa, um objeto ou uma ideia. São as suas propriedades imutáveis. Refere-se às manifestações básicas, à substância daquilo a que nos referimos. Ao mesmo tempo pode se referir a um aroma ou perfume.

Quando falamos em química, nos referimos a essência como o extrato, o produto final condensado de algo. Assim, a essência de uma flor, por exemplo, é o extrato dessa flor que nos vai gerar o perfume. Essa essência irá fazer parte de uma solução, com álcool, para gerar o perfume. Na culinária a essência também é utilizada para conferir sabores aos alimentos, como a essência de baunilha, e em produtos de limpeza, como a essência de eucalipto.

Em se tratando de metafísica e filosofia, a essência tem o mesmo significado, mas referindo-se a consistência de uma ideia, de um ente. Para os filósofos gregos, essência (ussía) é derivadda o verbo “ser” (einai).

Para Platão, a essência é a forma mais pura da coisa, sendo permanente e central, opondo-se ao acidental e transitório. Aristóteles considera que a essência é a realidade verdadeira, afirmando que o real existe sob forma de substâncias individuais, entes singulares, referindo-se individualmente a cada ser. Assim, as espécies se tornam coleções de substâncias que possuem a mesma essência, sendo uma forma derivada da realidade, considerada como substância segunda.

Além da filosofia, essência também é tema da teologia, referindo-se à essência divina. Essência representa a ideia principal de uma obra ou de um tema. Podemos nos referir ao amor de Deus como a essência da Bíblia.

O significado de Essência está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Essência |