Esquizofrenia é um substantivo feminino. O termo foi cunhado em 1910 pelo psiquiatra suíço Bleuler, tendo origem no Alemão schizofrenie, do Grego skhizein, que é “partir, separar”, mais phren, que quer dizer “mente, cérebro”.
O significado de Esquizofrenia designa um distúrbio psíquico que se caracteriza pela perda de contato com a realidade, ou seja, é uma doença que afeta a consciência do indivíduo, assim como suas relações afetivas, pensamentos e percepções.
Classificada como uma psicose endógena e vista como um transtorno mental, a esquizofrenia pode afetar tanto homens quanto mulheres, independentemente da idade, etnia, raça e posição social.
Veja também o significado de transtorno.
As causas da esquizofrenia ainda não são totalmente conhecidas, mas estudos apontam para a existência de um defeito na produção ou na ação da dopamina (um neurotransmissor).
Em outras pesquisas, foi possível notar uma relação entre infecções ao longo da gestação ou mesmo traumas no parto que poderiam aumentar o risco de desenvolvimento da esquizofrenia, mas esses fatores ainda não são determinantes.
Por isso, uma só causa para esse transtorno pode não existir: talvez seja uma combinação de fatores, como o quadro psicológico, o histórico de distúrbios mentais na família, uso de substâncias psicoativas e o ambiente em que a pessoa convive que podem estar relacionadas com a esquizofrenia.
Não é comum – quase raro, na verdade – o surgimento da esquizofrenia em crianças e idosos. Entretanto, depois dos 5 anos de idade pode acontecer a esquizofrenia infantil, cujo diagnóstico pode ser bastante difícil por causa da existência de outros transtornos que afetam o desenvolvimento da criança, como é o próprio caso do autismo.
Existem dois tipos de sintomas na esquizofrenia:
Os sintomas produtivos são, de forma básica, os delírios e as alucinações. Já os sintomas negativos são aqueles que resistem ao tratamento, como a diminuição de impulsos e vontade, além do achatamento afetivo. Pode ocorrer também a perda da capacidade de entrar em sincronia com o ambiente, bem como a de sentir tristeza ou alegria relacionadas a alguma situação externa.
Por isso, resumindo são esses os sintomas da esquizofrenia:
É o nome de um tipo de esquizofrenia que surge de forma repentina, normalmente a partir dos 30 anos de idade. É caracterizada pelos impulsos agressivos bastante perigosos durante os períodos de excitação, mas também pela falta de atividade e resposta para outras pessoas.
Outros sinais são a rigidez de postura e uso de expressões faciais estranhas.
É outro tipo de esquizofrenia que se apresenta com ideias delirantes e alucinações, mas sem que afete a atividade intelectual do doente. Ainda, é comum que essas pessoas esquizofrênicas sintam desconfiança, ansiedade e níveis elevados de fúria, o que pode ocasionar confrontos físicos indesejados.
Chamada também de esquizofrenia desorganizada, tal forma do transtorno se associa com os distúrbios afetivos, onde há a presença de comportamento imprevisível, delírios e alucinações também.
Nesse tipo, uma pessoa costuma pender fortemente para o isolamento social, expressões faciais estranhas, negligência com a aparência e outros sintomas.
Tal esquizofrenia pode ser diagnosticada em pessoas com idade inferior a 25 anos.
O significado de Esquizofrenia está na categoria Significados