Esperança é um substantivo feminino, mas também acaba se tornando uma flexão do verbo esperançar na segunda pessoa do singular do Imperativo Afirmativo, assim como a terceira pessoa do singular do Presente do Indicativo.
O significado de Esperança é voltado para um ato de esperar alguma coisa. É acreditar que algo que se deseja vai acontecer.
Hoje em dia, usa-se a palavra confiança como sinônimo de esperança – que algo bom acontecerá. É entendida também como uma espera na possibilidade que um desejo se torne real. Por exemplo: “Eu tenho esperança/confiança que minha mãe vencerá essa doença.”
Por isso, basicamente a esperança se baseia em algo fundamentado – chamado também de realístico. É claro que a esperança ainda pode ser baseada em algo que dificilmente será realizado ou alcançado, se tratando, portanto, de uma utopia. Exemplo: “Tenho esperança de ficar muito rico sem me esforçar demais.”
No sentido figurado, o termo esperança está associado com algo ou alguém que é alvo de grandes expectativas. Por exemplo: “Aquele jovem cientista é a esperança na cura de um dos grandes males do século.”
Na Zoologia, mais especificamente no área da Entomologia – que faz o estudo dos insetos –, esperança é a designação dada a insetos ortópteros, que possuem antenas mais longas que o próprio corpo estreito. Normalmente, esses insetos são de coloração esverdeada e encontrados em pastos.
A cor associada a esperança é o verde.
Além disso, Esperança pode ser um nome feminino.
Uma telenovela brasileira exibida durante a metade de 2012 e início de 2013 também levou o nome de Esperança.
A esperança de vida (ou mais popularmente conhecido como expectativa de vida) é a expressão utilizada para designar qual é a média de anos que uma pessoa vive – que vão desde o nascimento até a morte.
A expectativa de vida é uma forma de estatística usada como índice de desenvolvimento de diversos países, mais propriamente ligado a um indicador de qualidade de vida. Normalmente, a esperança de vida é bem maior em países mais desenvolvidos.
A esperança de vida tem seu cálculo feito através de diversos fatores, tais como a taxa de mortalidade geral e infantil, além da classe de renda, acesso aos serviços essenciais (saúde, saneamento, educação, lazer e cultura), índices de violência, criminalidade e da poluição.
A expectativa de vida aumentou consideravelmente desde o século XX. As razões são diversas: avanços na medicina e melhores condições de higiene são exemplos.