Escapulário é uma espécie de artefato religioso e símbolo da religião cristã católica, que é utilizado por fieis para se ter maior proteção física e espiritual. Consiste em imagens do Sagrado Coração de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, sendo que uma imagem deve ficar a frente do pescoço e a outra nas costas, como sinal de proteção para o que se pode ver e proteger-se daquilo que não se pode ver ou que poderá surpreender, caso venha por trás.
A palavra escapulário é de origem latina scapula e significa armadura ou proteção, além do mais faz referência à região da escápula e ombro humanos. Originalmente, é um pedaço de pano semelhante a um avental que era utilizado pelos monges e o mesmo cobria totalmente os seus ombros. É também um sinal de devoção à Nossa Senhora e, de acordo com os seus fieis, quem quiser usar um escapulário não deverá comprá-lo, mas sim ganhá-lo de presente.
Ele pode ser confeccionado em tecido, mas também em materiais diferentes como o cobre, prata e ouro. Recomenda-se que o mesmo deve ser bento antes de ser colocado no pescoço. Quando o mesmo se desgasta ou envelhece demais poderá ser substituído por outro. Alguns fieis que não usam escapulário acabam preferindo as medalhas benzidas.
De acordo com a tradição católica, a origem do escapulário de Nossa Senhora do Carmo reporta-se ao século XIII, quando São Simão Stock pediu em suas orações que Nossa Senhora lhe enviasse um sinal de proteção, para que fosse visível aos seus inimigos.
Suas preces foram atendidas e ele recebeu dela o escapulário e ainda ouviu que o mesmo era um sinal de salvação, aliança de paz e defesa dos perigos. O escapulário do Carmo tornou-se assim um símbolo de fé, amparo e proteção, que o devoto de Nossa Senhora pode contar.
Todavia, a Ordem Carmelita, que era dirigida pelo monge Simão Stock, passava por diversas dificuldades, inclusive o seu não reconhecimento pelo Papa Honório III. Ainda sim, este só resolveu reconhecer a ordem como tal após ter tido uma visão com Nossa Senhora, que lhe mostrava a sua defesa dos religiosos. E foi a partir deste importante momento que a Ordem se transformou em uma das maiores do mundo.
Curiosamente, a expressão Nossa Senhora do Carmo diz respeito de modo semelhante a Nossa Senhora do Monte Carmelo, e a Ordem dos Carmelitas nada mais é do que religiosos que vivem a espiritualidade deste mesmo monte, que têm suas referências mais remotas ao tempo do profeta Elias, que ali desmascarou 450 profetas falsos, os quais serviam ao deus Baal.
De acordo com a passagem bíblica do livro de Reis, Deus ali manifestou o seu poder, defendeu Elias e provou que era o Deus Único. Assim sendo, o Monte Carmelo simboliza a adoração a este mesmo deus.
O significado de Escapulário está na categoria Significados