O brasileiro tem o costume de aportuguesar palavras oriundas do inglês quando essas passam a ser muito usadas cotidianamente, e esse é o caso de “escanear”.
A popularidade do computador pessoal a partir dos anos 90, especialmente na primeira década do século XXI, trouxe consigo novos verbos, a exemplo de escanear, que descreviam ações efetuadas no computador e em seus acessórios. Acessórios como o scanner, cuja utilização passou a ser chamada no Brasil de escanear.
Antes de “escanear” o verbo começa a aparecer como “scanear”, se populariza, e a forma “escanear” passa a ser adotada a partir de então pouco a pouco por alguns dicionários.
Hoje o verbo escanear já pode ser considerado uma palavra do idioma português no Brasil, no português de Portugal fixou-se scanear.
Escanear, num primeiro momento, em português, seria o ato de colocar uma imagem ou documento no scanner e digitaliza-la no computador. Ação que para se concretizar, necessita além do scanner e do computador, também de programas que executem a operação. E nesse sentido, escanear pode ser sinônimo de digitalizar.
Contudo, a palavra “scanner”, vem de scan, que significa vasculhar, varredura. E podemos usar escanear hoje nesse sentido também, no sentido de percorrer com scanner, que é por exemplo, como trabalham programas antivírus.
Assim, escanear PUP, pode ser um outro uso comum para a palavra. PUP (Potentially unwanted programs), são em português conhecidos como Programas Potencialmente Indesejados. Aqueles que se instalam no computador sem nossa autorização. E uma vasta linha de programas tem justamente como função averiguar ou escanear nosso computador em busca de PUPs e vírus.
O significado de Escanear está na categoria Significados